Sumários

Continuação da análise da canção de Jaufré Rudel, “Quando longos são os dias em Maio”, iniciada na aula anterior

2 Março 2023, 15:30 Margarida Madureira


Noção de topos: o exórdio primaveril. Conceitos de topos, motivo e tema. Configurações poéticas da “fin'amor”. Alguns motivos: o amor de longe, o amante peregrino, a cruzada amorosa. O texto literário como objecto dinâmico: denotação e conotação, ambiguidade e polissemia.

Visitation from Mary Fowke (CEAUL/ULICES)

1 Março 2023, 15:30 Zuzanna Zarebska


Mary Fowke taught a class on Lorna Goodison's From Harvey River, A Memoir of my Mother and Her People (2007), highlighting the themes of diaspora, home and belonging. 

J. D. Salinger, “A Perfect Day for Bananafish” (1948) [Drive]

1 Março 2023, 14:00 Maria Forjaz de Sampaio Sequeira Mendes


J. D. Salinger, “A Perfect Day for Bananafish” (1948) [Drive]

O texto literário como objecto semiótico

28 Fevereiro 2023, 15:30 Margarida Madureira


Orientações para a elaboração dos temas de trabalho nº4-6.
O conceito de texto. A língua como sistema de signos. A literatura como sistema signos secundário. Texto, tessitura. Início da análise da canção de Jaufré Rudel, “Quando longos são os dias em Maio”.  Audição da canção. O género: canso (canção). Transmissão manuscrita e movência do texto medieval.

Poética. Modos e géneros.

28 Fevereiro 2023, 09:30 Patrícia Soares Martins


Identificação no poema de Fiama Hasse Pais Brandão de algumas das principais  estruturas retóricas : levantamento de algumas figuras de estilo, em particular a metonímia e a metáfora; Identificação dos vários "andamentos" do poema em função de um progresso no conhecimento do sujeito de enunciação relativamente ao objecto do poema. Identificação de um intertexto clássico e romântico no poema. Identificação de temas e motivos provenientes da antiga pastoral virgiliana. 


Modos e géneros. 

A evolução da palavra Poética, na Antiguidade e no século XX.