Sumários
Resultados do teste e performances individuais
12 Dezembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Apreciação dos trabalhos práticos (performances individuais) desenvolvidos até à data e conversa colectiva em torno das experiências proporcionadas. Apresentação dos resultados do teste e esclarecimento de dúvidas: discussão sobre a performance "Where we come from", de Emily Jacir (2001-03).
2º Teste escrito
5 Dezembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
2º teste escrito.
Composição e planeamento de uma performance individual
28 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
O processo de criação, preparação e planeamento de uma performance: motivações artísticas, dimensões de recepção, esferas de acção (performer, audiência, tempo, espaço). Esclarecimento de dúvidas sobre os trabalhos práticos. Agendamento das performances individuais (entre 5 e 14 de Dezembro).
O questionamento identitário dos anos 90
24 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Contexto histórico-cultural do início da década de 90: reconfigurações geopolíticas; manifestações históricas; libertações políticas; denúncias de grupos marginalizados. A arte como forma de protesto através do corpo: exemplos da prática (Elke Krystufek, ACT UP, Katarzyna Kozyna). Alargamento da noção de performance aos rituais quotidianos - o papel dos Estudos da Performance (segundo Richard Schechner). Novas vagas europeias e seu papel na recuperação do espírito problematizador dos anos 70. Adaptação a novos media: o papel potenciador da internet. Reflexão conjunta sobre a performance no século XXI: papel da indústria de comunicações; a performance como antídoto contra a alienação tecnológica; o seu carácter volátil e auto-reflexivo; o envolvimento dos artistas na relação com os espectadores.
Experiências performativas face-a-face
21 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício individual de diálogo ("Falo sobre...") com transeuntes da faculdade: escolha das temáticas de abordagem; importância do espaço ocupado (lugares de transição) e momento de apresentação; atitude performativa (motivações e idiossincrasias pessoais); performance individual versus performance colectiva. Conversa sobre os resultados do exercício.