Sumários
Escolas de referência na construção de um conceito de performance
6 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer, no contexto da Bauhaus. O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow. Escuta de "How to make a Happening", de Kaprow.
Movimentos precursores da performance (continuação)
3 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Manifestações performativas no dadaísmo e surrealismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos documentários sobre o Cabaret Voltaire e o Manifesto Dadaísta, de Tristan Tzara. Exercício de apresentação de um manifesto pessoal e discussão posterior.
Movimentos precursores da performance
29 Setembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A performance enquanto função artística: movimentos precursores. Manifestações performativas no futurismo e construtivismo russo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e posterior discussão colectiva.
O lugar como factor de construção performativa
26 Setembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Introdução ao modelo de acção das aulas práticas. O Campus universitário como lugar de experimentação e problematização. Exercício individual em torno de um percurso "construído" pelos alunos. Discussão colectiva sobre cada uma das experiências individuais: consciência performativa, dimensões possíveis de análise, consideração do público como elemento integrante da experiência performativa.
Performance do dia a dia
22 Setembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Noção alargada de performance no contexto da vida quotidiana. Abordagem de análise segundo Erving Goffman (1959, A apresentação do eu na vida de todos os dias). Exercício prático de identificação e análise de performances no contexto da vida académica e discussão posterior.