Sumários
Encontro da performance com a cultura popular: os anos 80
10 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Visualização de vídeos de performances de Marina Abramovic nos anos 70 e discussão em torno das mesmas - consideração do trabalho da artista enquanto exemplo paradigmático da transição da década de 70 para a década seguinte. A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística, atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada, integração da performance nos géneros performativos de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas), surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Exemplos da prática: Jan Fabre, Bill T. Jones & Arnie Zane, Pina Bausch, Marina Abramovic, Rachel Rosenthal. Visualização de vídeos e material audio e posterior discussão.
A autobiografia como material performativo
7 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício individual de construção de uma performance de "Apresentação ao mundo", tomando como ponto de partida criativo objectos pessoais. Discussão colectiva em torno das performances apresentadas: dispositivos e linguagens utilizadas; relação com o espaço; formas de agenciamento da experiência performativa e perspectivas de recepção estética, política e/ou cultural; o questionamento do Eu (performer) como forma de questionamento do Outro (espectador participante). Marcação do segundo teste: 5 Dezembro.
Performance como função e performance como género artístico
3 Novembro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
As questões de género e os estilos de vida na performance dos anos 70: exemplos da prática. A influência da performance na dança e no teatro. Visualização de Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973) e posterior discussão. O Teatro Imagem de Robert Wilson e o Ontological-Hysteric Theatre de Richard Foreman. A performance como função e como género artístico, segundo Josette Féral (What is left of Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre, 1992). Apresentação dos resultados do teste e esclarecimento de dúvidas.
1º teste escrito
31 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
1º teste escrito.
A consolidação da performance como género artístico: anos 70 (continuação)
27 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Desenvolvimento da ideia de uma arte das ideias e papel da experiência na relação entre as manifestações performativas e os espectadores. O corpo enquanto escultura viva e na sua relação com o espaço: exemplos da prática de Gilbert and George (Underneath the arches, 1969) e de Trisha Brown (Man walking down the side of a building, 1970). As práticas rituais como elemento de construção performativa: exemplo das aktionen de Hermann Nitsch (Das Orgien Mysterien Theater). O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. Visualização de vídeos e recursos audio e discussão posterior.