Sumários

1º teste escrito

31 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

1º teste escrito.


A consolidação da performance como género artístico: anos 70 (continuação)

27 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Desenvolvimento da ideia de uma arte das ideias e papel da experiência na relação entre as manifestações performativas e os espectadores. O corpo enquanto escultura viva e na sua relação com o espaço: exemplos da prática de Gilbert and George (Underneath the arches, 1969) e de Trisha Brown (Man walking down the side of a building, 1970). As práticas rituais como elemento de construção performativa: exemplo das aktionen de Hermann Nitsch (Das Orgien Mysterien Theater). O performer enquanto sujeito de enunciação: registo autobiográfico na prática transdisciplinar de Laurie Anderson. Visualização de vídeos e recursos audio e discussão posterior.


Consciência do corpo e da corporalidade: corpo privado e corpo público

24 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício de consciencialização do corpo na imobilidade: Pequenas percepções, distinções sensitivas, relação com os outros corpos. Discussão sobre a experiência. Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Discussão sobre a experiência. Performance pública colectiva no átrio da entrada da faculdade - "Marcha ao ralenti".


A consolidação da performance como género artístico: anos 70

20 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade), libertação de forças biográficas na performance, exemplos da prática. A disseminação da performance como género artístico nos anos 70: contexto histórico-cultural e elementos centrais de construção estética. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN). Visualização de vídeos e discussão posterior.


O objecto como factor de agenciamento performativo

17 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Conversa em torno de um trabalho prático realizado durante o decorrer da semana anterior pelos estudantes ("Exercício da pedra"): descrição dos percursos individuais, relações criadas com o objecto em causa, impressões deixadas no objecto (tangíveis e intangíveis), relação com os outros intervenientes, efeitos residuais do exercício, formas de continuação do exercício. Reflexão sobre a diferença entre considerar um objecto exclusivamente a partir da sua função utilitária, e dar-lhe uma nova autonomia quotidiana.