Sumários

A Performance Portuguesa dos anos 60 a 80. Apresentação do projecto "Retrospectiva" (por Raquel Castro)

17 Novembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Breve introdução à performance portuguesa dos anos 60 aos 80: contexto histórico-cultural, primeiros eventos, tendências experimentais, circuitos de acolhimento e de programação, protagonistas principais e exemplos da prática. Apresentação do projecto "Retrospectiva" (2013), de Mariana Tengner Barros e Raquel Castro, pela artista convidada Raquel Castro: motivações artísticas, características do processo criativo, o papel da performance no projecto, resultado final.


Corpo objecto e corpo sujeito: duas formas de relação com o Outro

14 Novembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício individual ("jogo dos olhares") baseado na percepção identitária do outro: o nome e o olhar como pontos de partida. Exercício a pares ("guiar o cego") de confiança e entrega corporal, usando todo o Campus como lugar performativo: experiência de dessubjectivação do corpo. Discussão colectiva sobre os exercícios. 


Encontro da performance com a cultura popular: os anos 80

10 Novembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Visualização de vídeos de performances de Marina Abramovic nos anos 70 e discussão em torno das mesmas - consideração do trabalho da artista enquanto exemplo paradigmático da transição da década de 70 para a década seguinte. A popularização da performance nos anos 80: retorno aos circuitos de programação e comercialização artística, atitude esteticamente mais descomprometida e mais despolitizada, integração da performance nos géneros performativos de origem (teatro, dança, música) e sua influência na revitalização dos mesmos (tornando as fronteiras de género tendencialmente indistintas), surgimento de uma "nova performance" mais sofisiticada e profissionalizada, maior atenção à imagem promocional do artista. Exemplos da prática: Jan Fabre, Bill T. Jones & Arnie Zane, Pina Bausch, Marina Abramovic, Rachel Rosenthal. Visualização de vídeos e material audio e posterior discussão.


A autobiografia como material performativo

7 Novembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Exercício individual de construção de uma performance de "Apresentação ao mundo", tomando como ponto de partida criativo objectos pessoais. Discussão colectiva em torno das performances apresentadas: dispositivos e linguagens utilizadas; relação com o espaço; formas de agenciamento da experiência performativa e perspectivas de recepção estética, política e/ou cultural; o questionamento do Eu (performer) como forma de questionamento do Outro (espectador participante). Marcação do segundo teste: 5 Dezembro.


Performance como função e performance como género artístico

3 Novembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

As questões de género e os estilos de vida na performance dos anos 70: exemplos da prática. A influência da performance na dança e no teatro. Visualização de Calico Mingling, de Lucinda Childs (1973) e posterior discussão. O Teatro Imagem de Robert Wilson e o Ontological-Hysteric Theatre de Richard Foreman. A performance como função e como género artístico, segundo Josette Féral (What is left of Performance Art? Autopsy of a Function, Birth of a Genre, 1992). Apresentação dos resultados do teste e esclarecimento de dúvidas.