Sumários

A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra

13 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A influência da performance na dança: trabalho pioneiro do Dancer's Workshop Company, de Anna Halprin. O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática. A origem do Judson Dance Theater, sua atitude de "negação" da dança e repercussão no mundo da performance: protagonistas principais e exemplos da prática. Algumas manifestações performativas fundamentais do período pós-guerra na Europa: o Teatro do Vazio de Yves Klein, a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor.


Noção de "ready-made" no contexto da performance

10 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Breve introdução sobre o conceito de ready-made, e apresentação de exemplos no contexto da performance. Exercício individual de procura, construção e apresentação de um ready-made. Discussão em torno dos resultados.


Escolas de referência na construção de um conceito de performance

6 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A Teoria da Performance segundo Oskar Schlemmer, no contexto da Bauhaus. O Teatro Laboratório do Black Mountain College. Noções de acaso e indeterminação em John Cage e Merce Cunningham, e discussão em torno de algumas das suas performances. A proliferação da performance no período pós-guerra: exemplos variados da prática. Os happenings de Allan Kaprow. Escuta de "How to make a Happening", de Kaprow.


Movimentos precursores da performance (continuação)

3 Outubro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

Manifestações performativas no dadaísmo e surrealismo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos documentários sobre o Cabaret Voltaire e o Manifesto Dadaísta, de Tristan Tzara. Exercício de apresentação de um manifesto pessoal e discussão posterior.


Movimentos precursores da performance

29 Setembro 2016, 08:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente

A performance enquanto função artística: movimentos precursores. Manifestações performativas no futurismo e construtivismo russo: enquadramento histórico, protagonistas, premissas estéticas e políticas, exemplos da prática. Visualização de vídeos e posterior discussão colectiva.