Sumários
Consciência do corpo e da corporalidade: corpo privado e corpo público
24 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Exercício de consciencialização do corpo na imobilidade: Pequenas percepções, distinções sensitivas, relação com os outros corpos. Discussão sobre a experiência. Exercício corporal em movimento lento associado a uma tarefa quotidiana: sensação de equilíbrio, relação com outras forças (gravidade, som, obstáculos físicos), heterogeneidades corporais, relações possíveis entre o movimento do corpo e o movimento do pensamento. Discussão sobre a experiência. Performance pública colectiva no átrio da entrada da faculdade - "Marcha ao ralenti".
A consolidação da performance como género artístico: anos 70
20 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
O trabalho de Joseph Beuys e sua ideia de arte revolucionária: o fazer artístico como forma de auto-determinação do sujeito na sociedade, aproximação da cultura ao mundo da arte, a responsabilidade do espectador na experiência artística (subjectividade), libertação de forças biográficas na performance, exemplos da prática. A disseminação da performance como género artístico nos anos 70: contexto histórico-cultural e elementos centrais de construção estética. O corpo do performer como material e objecto artístico: limites de tolerância e risco corporais como forma de questionamento estético-ético (exemplos da prática de Chris Burden); a arte carnal (exemplos da prática e teoria de ORLAN). Visualização de vídeos e discussão posterior.
O objecto como factor de agenciamento performativo
17 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Conversa em torno de um trabalho prático realizado durante o decorrer da semana anterior pelos estudantes ("Exercício da pedra"): descrição dos percursos individuais, relações criadas com o objecto em causa, impressões deixadas no objecto (tangíveis e intangíveis), relação com os outros intervenientes, efeitos residuais do exercício, formas de continuação do exercício. Reflexão sobre a diferença entre considerar um objecto exclusivamente a partir da sua função utilitária, e dar-lhe uma nova autonomia quotidiana.
A consolidação da performance como forma de problematização artística e da vida quotidiana: período pós-guerra
13 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
A influência da performance na dança: trabalho pioneiro do Dancer's Workshop Company, de Anna Halprin. O cunho libertário do movimento Fluxus e o seu posicionamento "anti-arte": a importância de Yoko Ono e exemplos da sua prática. A origem do Judson Dance Theater, sua atitude de "negação" da dança e repercussão no mundo da performance: protagonistas principais e exemplos da prática. Algumas manifestações performativas fundamentais do período pós-guerra na Europa: o Teatro do Vazio de Yves Klein, a consideração do mundo como objecto de arte nos trabalhos de Piero Manzoni e o Teatro-happening de Tadeusz Kantor.
Noção de "ready-made" no contexto da performance
10 Outubro 2016, 08:00 • Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente
Breve introdução sobre o conceito de ready-made, e apresentação de exemplos no contexto da performance. Exercício individual de procura, construção e apresentação de um ready-made. Discussão em torno dos resultados.