Sumários
9 Abril 2025, 12:30
•
Amândio Reis
Realização do primeiro teste escrito presencial.
7 Abril 2025, 12:30
•
Amândio Reis
1. Breve contextualização do conto "Um Poeta Lírico" (1880) no programa da UC, e, mais especificamente, na correlação com a escrita de viagens de EQ e com "Singularidades de Uma Rapariga Loura" (1873).
1.1. O poeta Korriscosso e os seus avatares: linhas de continuidade e contraste com as personagens de Macário e Bracolletti.
1.2. Complexidades e matizes de uma caricatura: entre a história "sem frases e sem ornatos" do narrador homodiegético e as "planícies azuladas onde os sonhos acampam" da poesia de Korriscosso; ainda, a tensão entre cosmovisões realistas e românticas; "Um Poeta Lírico", também, como uma ficção e/ou uma teoria do estilo.
2 Abril 2025, 12:30
•
Amândio Reis
1. Revisionamento da sequência inicial do filme de Oliveira.
2. Aproximações e afastamentos entre as macroestruturas do conto de Eça e do filme.
2.1. A transposição da acção para o século XXI, mantendo-se elementos anacrónicos; a apresentação da personagem feminina: a dimensão simbólica da janela e a apresentação da mulher como "imagem".
2.2. Realismo e fantasia no filme de Oliveira: a questão da fantasia romântica: Macário como um sonhador, um sentimental, disponível à imaginação (personagem romântica numa história realista).
2.3. Auto-reflexividade: o filme que se revela como filme; o romance realista como casa de bonecas (Peter Brooks, Realist Vision).
31 Março 2025, 12:30
•
Amândio Reis
1. Apresentação de algumas características do cinema de Oliveira: 1) a longevidade da obra, produzida entre 1931 e 2015; 2) as transformações estéticas operadas ao longo da sua longa carreira, entre os primeiros filmes e aqueles que começaria a realizar a partir dos anos 70; 3) a relação com as outras artes, tais como o teatro, a pintura, a música, a literatura; 4) o diálogo privilegiado com escritores vivos e mortos, e sobretudo portugueses (Agustina Bessa-Luís, Camilo Castelo Branco, José Régio, Raúl Brandão, Álvaro de Carvalhal, António Patrício, Eça de Queirós); 5) a artificialidade do cinema de Oliveira: uma estética "anti-realista".
2. Visionamento de Singularidades de Uma Rapariga Loira (2009), de Manoel de Oliveira.
26 Março 2025, 12:30
•
Amândio Reis
1. "Singularidades de uma Rapariga Loura" enquanto história de viagens: entre o quadro narrativo e o encontro dos "passageiros" (estalagem no Minho) e as rotas mercantis pelas quais circulam os objectos da narrativa, dotados de um estatuto ambíguo entre a mercadoria e a personagem: o lenço da Índia, o leque chinês, etc.
1.1. O retrato da pequeno-burguesia da primeira metade de Oitocentos, indissociável das dinâmicas económicas, bem como de classe, profissão e género que regulam a sociedade segundo uma lente realista; Helena Carvalhão Buescu, Heranças Imperfeitas: a necessidade do ajuste de perspectiva e da contextualização histórico-cultural, entre o tempo da narração (década de 1870) e o tempo da narrativa (décadas de 1823 ou 1833).
1.2. (Des)equilíbrios narrativos: da frame story da primeira parte do conto às estruturas de repetição e circularidade que se tornam proeminentes na segunda parte e no desfecho da narrativa.