Sumários
31 Março 2025, 12:30
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Amândio Reis
1. Apresentação de algumas características do cinema de Oliveira: 1) a longevidade da obra, produzida entre 1931 e 2015; 2) as transformações estéticas operadas ao longo da sua longa carreira, entre os primeiros filmes e aqueles que começaria a realizar a partir dos anos 70; 3) a relação com as outras artes, tais como o teatro, a pintura, a música, a literatura; 4) o diálogo privilegiado com escritores vivos e mortos, e sobretudo portugueses (Agustina Bessa-Luís, Camilo Castelo Branco, José Régio, Raúl Brandão, Álvaro de Carvalhal, António Patrício, Eça de Queirós); 5) a artificialidade do cinema de Oliveira: uma estética "anti-realista".
2. Visionamento de Singularidades de Uma Rapariga Loira (2009), de Manoel de Oliveira.
26 Março 2025, 12:30
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Amândio Reis
1. "Singularidades de uma Rapariga Loura" enquanto história de viagens: entre o quadro narrativo e o encontro dos "passageiros" (estalagem no Minho) e as rotas mercantis pelas quais circulam os objectos da narrativa, dotados de um estatuto ambíguo entre a mercadoria e a personagem: o lenço da Índia, o leque chinês, etc.
1.1. O retrato da pequeno-burguesia da primeira metade de Oitocentos, indissociável das dinâmicas económicas, bem como de classe, profissão e género que regulam a sociedade segundo uma lente realista; Helena Carvalhão Buescu, Heranças Imperfeitas: a necessidade do ajuste de perspectiva e da contextualização histórico-cultural, entre o tempo da narração (década de 1870) e o tempo da narrativa (décadas de 1823 ou 1833).
1.2. (Des)equilíbrios narrativos: da frame story da primeira parte do conto às estruturas de repetição e circularidade que se tornam proeminentes na segunda parte e no desfecho da narrativa.
24 Março 2025, 12:30
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Amândio Reis
1. As palavras e as coisas, ou alguns pressupostos realistas: breve introdução a partir de trechos da introdução de Realist Vision, de Peter Brooks.
1.1. Um "mundo de coisas" como conceito emoldurante para uma primeira leitura do conto "Singularidades de uma rapariga loura" (1873).
19 Março 2025, 12:30
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Amândio Reis
1. Uma semana no Suez, ou a história completa de uma travessia.
1.1. E.Q. como cidadão do mundo e "repórter" da actualidade, inserido na comunidade internacional que toma parte na inauguração do Canal, isto é, em certo sentido, na criação de um novo mundo.
1.2. A viagem enquanto oficina de escrita(?): mecanismos literários associados ao paisagismo, ao retrato (p.ex., M. De Lesseps) e ao modo "etnográfico".
1.3. Percurso e excurso: exemplos da pinacoteca orientalista que poderá ter ilustrado a escrita e a experiência da viagem de E.Q., a partir do capítulo "Antes (Depois?) da Viagem", de Teresa Pinto Coelho.
17 Março 2025, 12:30
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Amândio Reis
1. E.Q. no contexto do "fascínio orientalista" (Teresa Pinto Coelho) de Oitocentos.
1.1. Do "eu" subjectivo ao "eu" teoricamente impessoal: E.Q. na transição entre o registo autobiográfico das suas notas de viagem e o registo jornalístico das crónicas que publicou no Diário de Notícias.