Sumários

Correspondência — 2

23 Abril 2025, 12:30 Amândio Reis

1. Uma outra via de comunicação com Portugal e um outro sentido de "correspondência": as Cartas de Inglaterra e E.Q. como correspondente de periódicos no estrangeiro.

1.1. "Acerca de Livros" (Nov. 1881): um retrato oblíquo da sociedade e do modo de vida ingleses a partir do mundo livresco; os marcos e as entrelinhas da indústria livreira na Inglaterra vitoriana; o inglês enquanto "prosador viajante" (um autorretrato indirecto e involuntário?).
1.2. Entre os "livros de viagem" e a "pastora de Ardenas"; E.Q. dividido entre a crítica e a admiração em relação a uma cultura intelectual e literária estrangeira, na qual, porém, o autor se insere nitidamente, sem paralelo em Portugal.


Correspondência — 1

21 Abril 2025, 12:30 Amândio Reis

1. Novembro de 1872: o início da viagem diplomática; Cádis como paragem e regresso no périplo cubano de E.Q.

1.1. Cartas de Havana: E.Q. e os seus correspondentes em Portugal — Jaime Batalha Reis e Ramalho Ortigão; continuidades e interrupções na vida do "Cenáculo" após a saída de E.Q. de Portugal e do seu afastamento das Farpas.
1.2. Tensões entre a função consular e a vocação literária; E.Q. como epistológrafo queixoso e hipocondríaco.
1.3. Uma passagem pelo continente americano: a carta enviada de Montreal (Canadá) a Ramalho Ortigão; contributos para o início da exploração de um tópico essencialmente queirosiano: Portugal no(s) espelho(s) do mundo.


Teste 1

9 Abril 2025, 12:30 Amândio Reis

Realização do primeiro teste escrito presencial.


Um Poeta Lírico

7 Abril 2025, 12:30 Amândio Reis

1. Breve contextualização do conto "Um Poeta Lírico" (1880) no programa da UC, e, mais especificamente, na correlação com a escrita de viagens de EQ e com "Singularidades de Uma Rapariga Loura" (1873).

1.1. O poeta Korriscosso e os seus avatares: linhas de continuidade e contraste com as personagens de Macário e Bracolletti.
1.2. Complexidades e matizes de uma caricatura: entre a história "sem frases e sem ornatos" do narrador homodiegético e as "planícies azuladas onde os sonhos acampam" da poesia de Korriscosso; ainda, a tensão entre cosmovisões realistas e românticas; "Um Poeta Lírico", também, como uma ficção e/ou uma teoria do estilo.


Singularidades — 4 (Professor Convidado José Bértolo)

2 Abril 2025, 12:30 Amândio Reis

1. Revisionamento da sequência inicial do filme de Oliveira.
2. Aproximações e afastamentos entre as macroestruturas do conto de Eça e do filme.
2.1. A transposição da acção para o século XXI, mantendo-se elementos anacrónicos; a apresentação da personagem feminina: a dimensão simbólica da janela e a apresentação da mulher como "imagem".
2.2. Realismo e fantasia no filme de Oliveira: a questão da fantasia romântica: Macário como um sonhador, um sentimental, disponível à imaginação (personagem romântica numa história realista).
2.3. Auto-reflexividade: o filme que se revela como filme; o romance realista como casa de bonecas (Peter Brooks, Realist Vision).