Sumários

Conclusão

13 Dezembro 2021, 17:00 António José Teiga Zilhão

Conclusão do curso de Elementos de Semântica Filosófica 2021.


VII. Avaliação - 3

10 Dezembro 2021, 14:00 António José Teiga Zilhão

Discussão dos ensaios finais:
3. Gonçalo Silva - Será o conceito de cavalo um conceito?
4. Guilherme Ferreira - Será a referência de uma frase declarativa de facto constituída por um valor de verdade? 


VII. Avaliação - 2

6 Dezembro 2021, 17:00 António José Teiga Zilhão

Discussão dos ensaios finais:


1. Maria Helena Ramos - Serão A Verdade e O Verdadeiro entidades distintas no pensamento de Frege?
2. Tomás de Vilhena - Será a perspectiva semântica das Investigações Filosóficas de Wittgenstein uma alternativa mais plausível à semântica empirista do que o dualismo semântico de Frege? 


VII. Avaliação - 1

3 Dezembro 2021, 14:00 António José Teiga Zilhão

Entrega dos ensaios finais e calendarização das discussões dos mesmos.


VI. O Pensamento: uma Investigação Lógica - 5

29 Novembro 2021, 17:00 António José Teiga Zilhão

Conclusão da análise e discussão do ensaio de Gottlob Frege O Pensamento: uma Investigação Lógica Der Gedanke: eine logische Untersuchung) de 1918/19 - 5
19. O argumento anti-céptico de Frege como conclusão de 'O Pensamento: uma Investigação Lógica'. 20. Exposição deste argumento: i) por definição, os conteúdos de consciência ou ideias não são entidades independentes; eles necessitam de um portador para existirem; logo, o portador dos mesmos não pode, ele próprio, ser uma ideia ou conteúdo de consciência, sob pena de se incorrer numa regressão ao infinito de portadores; ii) assim, eu, enquanto portador dos meus conteúdos de consciência, existo como uma entidade externa aos mesmos, e não como mais um deles (mesmo que, entre estes, se encontrem ideias de mim; mas estas devem, todavia, ser distinguidas da entidade que as origina); iii) donde se segue que há, pelo menos, uma entidade externa aos meus conteúdos de consciência, a qual pode ser objecto de pensamentos; iv) tendo a existência de uma entidade externa aos meus conteúdos de consciência sido demonstrada, não há razão para que não se aceite que existem outras entidades como ela, isto é, outros portadores de conteúdos de consciência independentes dos seus e dos meus conteúdos de consciência e que podem, igualmente, ser objecto de pensamentos; v) podendo os pensamentos ser partilhados de forma igual por diferentes portadores de conteúdos de consciência, também eles são entidades independentes, tanto dos conteúdos de consciência, como dos seus portadores; vi) é a possibilidade que os pensamentos têm de poderem ser verdadeiros que torna possível a constituição de um mundo físico externo distinto dos conteúdos de consciência de cada um (mesmo que sensorialmente correlacionado com estes) e comum a todos os portadores de conteúdos de consciência; vii) embora existindo fora deste mundo físico externo comum, os pensamentos agem sobre ele por meio da sua captura pelos portadores de conteúdos de consciência e pelo facto de levarem estes últimos a tomarem decisões e a agir no mundo físico de acordo com o seu conteúdo.