Sumários

Apresentação oral dos trabalhos finais

20 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Consulta do segundo teste.
Apresentação oral dos trabalhos finais da disciplina dos alunos Agnese Brigatti, Ines Pagano, Mariana Pereira, Róza Romanowska, Sabrina Santos, Seoyoung Lee, Petr Sijka, Maria Jorge, Karina Silva, Song Junwoo e Weronika Orlinska.


Apresentação oral dos trabalhos finais

17 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Apresentação oral dos trabalhos finais da disciplina dos alunos Zsofia Elek, Valentine Pelhatre, Alicja Jancelewicz, Maria Moreira, Diana Dias, Jade Nogueira, João Tavares, Laura Arruda de Oliveira, Laura Caicedo e Lizzian Coimbra.


Segundo teste da disciplina

13 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Segundo teste da disciplina.


A importância do Indianismo na cultura brasileira

10 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A poesia indianista de Gonçalves Dias e a idealização do indígena.
 Os romances indianistas de Alencar e a elaboração de um modelo explicativo da singularidade da cultura brasileira: o mito de origem do país, o encontro cultural. Leitura de um excerto do romance histórico O selvagem da ópera, de Rubem Fonseca (1994). A paródia do projeto histórico-indianista e do indígena literário.

A construção da ‘lenta gestação do povo brasileiro’ (José de Alencar) na literatura brasileira romântica. A reescrita do passado no projeto romanesco de Alencar:  o heroísmo épico ou mitológico de O Guarani ou Iracema, o retrato da época colonial e a história da vida urbana e rural contemporânea para dar continuidade e 'corpo' à história.

Bibliografia

AA.VV. (1998): A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Org. Sidney Chalhoub e Leonardo Affonso de Miranda Pereira (Rio de Janeiro: Nova Fronteira).

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

ANTUNES, Luísa Marinho (2009): O romance histórico e José de Alencar (Funchal: Centro de Estudos de História do Atlântico).


A invenção artística da nação

6 Dezembro 2019, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A génese da nação: os princípios de invenção e adesão coletiva.

A nacionalização da monarquia através da cultura.

Os elementos simbólicos e materiais prodigados pelas nações no século XIX: o caráter prescritivo da 'check list' identitária: História, heróis paradigmáticos, monumentos culturais, folclore, representações oficiais, mentalidade nacional.

A determinação da paisagem nacional segundo um princípio de diferenciação subjacente. A obra dos escritores: análise da "Canção do exílio", de Gonçalves Dias.

Bibliografia:

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

BARDI, P. M. (1981): História da arte brasileira: pintura, escultura, arquitetura e outras artes (São Paulo: Melhoramentos [3ª ed.]).

SCHWARCZ, Lilia Moritz (2003): As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos (Lisboa: Assírio & Alvim).