Sumários

A fabricação coletiva da identidade nacional brasileira

28 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Os conceitos de kit de do-it-yourserlf  do sociólogo Orvar Löfgren.

Os elementos simbólicos e materiais prodigados pelas nações no século XIX: o caráter prescritivo da 'check list' identitária: História, heróis paradigmáticos, monumentos culturais, folclore, representações oficiais, mentalidade nacional. O sistema IKEA da historiadora Anne Marie Thiesse para a fabricação coletiva das identidades nacionais.

As primeiras etapas da construção da identidade nacional: identificar os ancestrais e criar uma narração contínua que retrace o longo caminhar histórico do povo brasileiro norteado pelo génio nacional.

O papel do romance histórico de José de Alencar: o romance O guarani de Alencar e a elaboração de um modelo explicativo da singularidade da cultura brasileira: o mito de origem do país, o encontro cultural.

Outras etapas da construção da identidade nacional: a criação de museus nacionais e o património científico e artístico da nação, o reforço da produção e do consumo de bens identitários e a rápida consolidação da consciência da comunidade imaginada.

O estudo do folclore e o estudo da cultura popular (literatura oral, mitologia indígena).


 

Bibliografia

AA.VV. (2006): A independência brasileira: novas dimensões (Rio de Janeiro: Editora FGV).

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

SCHWARCZ, Lilia Moritz (2003): As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos (Lisboa: Assírio & Alvim).

THIESSE, Anne-Marie (1997): La création des identités nationales (Paris: Seuil).

A sobrevivência do património cultural africano no Brasil: a importância da dimensão ideológica

23 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Visualização e análise inicial do documentário Atlântico negro: na rota dos orixás (1998) de Renato Barbieri sobre as semelhanças existentes entre certas culturas africanas e o património cultural afro-brasileiro. O documentário retrata a importância do continente africano na construção da sociedade brasileira desde o período colonial até aos nossos dias:

 

https://www.youtube.com/watch?v=5h55TyNcGiY

 

O filme desconstrói certas visões etnocêntricas, apresenta o rico património cultural que, transplantado, deu origem ao Candomblê e ao Xangô, religiões afro-brasileiras. Igualmente, permite compreender as consequências sociais e culturais  da mercantilização de seres humanos na África e no Brasil.

As práticas do retour e do détour a respeito do património africano e afro-brasileiro

21 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A participação dos escravos na civilização do seu tempo. A impossibilidade no Brasil colonial do modelo ideal de 'europeidade': uma cultura espúria e distorcida.

Os conceitos do retour e do détour no pensamento da antilhanidade de Eduouard Glissant: semelhanças entre a conquista cultural antilhana e brasileira na história contemporânea.

Um modelo de cultura híbrida baseado em origens perdidas e aproximações indiretas à ancestralidade africana.


Referências bibliográficas:

GLISSANT, Edouard (1997): Le discours antillais (Paris: Gallimard).

SCHWARTZ, Stuart (1988): Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial (Companhia das Letras: São Paulo).

Casa grande e senzala

16 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A dualidade da obra: as grandes inovações metodológicas e os aspetos conservadores.

As críticas à obra: a perspetiva de classe e género, o olhar tendencioso sobre a história e o compromisso do autor com a visão do mundo senhorial.

A conceção da mistura como caraterística brasileira e a sua difusão da música popular e dos meios de comunicação de massas.

A ampla difusão da ideia de que a mestiçagem é a origem da genialidade do futebol brasileiro: o simbolismo do futebol na escrita de José Lins do Rego ou Nelson Rodrigues.


Consulta da primeira prova de avaliação.

Bibliografia:

MICELI, Sérgio (1979): Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945) (Rio de Janeiro: Difel).

RONCADOR, Sônia (2008): A doméstica imaginária (Brasília: Editora UnB).

A influência da matriz africana na formação cultural do Brasil colonial

14 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A influência da matriz africana na formação cultural do Brasil colonial

Leitura e análise de dois excertos da obra Casa-grande e senzala de Gilberto Freyre.

O novo movimento de construção identitária baseado na mistura: Casa-grande e senzala e a visão eufórica da mestiçagem.

A fusão da escrita de memórias e da retórica antropológica: o caráter antinómico da argumentação de Gilberto Freyre.

A dualidade da obra: as grandes inovações metodológicas e os aspetos conservadores.


Bibliografia:

MICELI, Sérgio (1979): Intelectuais e classe dirigente no Brasil (1920-1945) (Rio de Janeiro: Difel).

RONCADOR, Sônia (2008): A doméstica imaginária (Brasília: Editora UnB).