Sumários

A cultura letrada no Brasil colonial

9 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A comparação entre a formação da cultura letrada no Brasil colonial e nas colónias da 'América espanhola'. A universidade e a imprensa.
O 'capitalismo da imprensa' (Benedict Anderson) e a formação da identidade nacional na Europa e na América. A arbitrariedade das fronteiras coloniais e a formação de uma consciência coletiva.
Bibliografia

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

O urbanismo barroco no Brasil e a memória estética nacional

7 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A conceção das cidades coloniais brasileiras como "espontâneas" e "produtos do desleixo", presente na obra Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Hollanda. A negação dessa visão nos estudos sobre o urbanismo contemporâneo: a identificação do Barroco brasileiro como elemento de uma memória estética nacional. O antigo 'controle social pelo Barroco' .

Os signos do fausto, da opulência e da coerção social do Barroco mineiro.

A 'tortuosidade' do urbanismo barroco de Minas Gerais.


Bibliografia:

Costa, E. B. e Suzuki, J. C. (2012): "A ideologia espacial constitutiva do estado nacional brasileiro". Scripta Nova V(XVI), pp. 1-14.

D'Angelo, P. (2011): Os limites das actuais teorias da paisagem. In A. Serrão (Ed.): Filosofia da paisagem. Uma antologia (Lisboa: Centro de Filosofia), pp. 419-439.

Realização do primeiro teste de "Formação da Cultura Brasileira"

2 Novembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Realização do primeiro teste de "Formação da Cultura Brasileira".

Prova (individual e escrita) de avaliação de conhecimentos.

A obra do Aleijadinho

31 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A depuração e o traçado contido da arquitectura e da arte barroca mineira. A graciosidade da linha curva e a integração do elemento decorativo no plano arquitectónico. O teatro em pedra-sabão e madeira policromada do sacro-monte do santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo. As imagens dos Passos da Paixão e dos doze Profetas do Aleijadinho. O caráter expressionista, humano e sensual das talhas do Aleijadinho. A modernidade das assimetrias na obra do escultor mineiro.

A dimensão grandiosa do santuário e a integração teatral das esculturas na construção religiosa. Análise dos discursos de poder subjacentes. A conceção barroca da arte como espetáculo. A produção de uma Arte-paisagem comprometida com a persuasão. A funcionalidade estratégica do Barroco na América Latina.

Revisão da matéria do primeiro teste.

Bibliografia:

BOSI, A. (1986). Cultura como tradição. In G. Bornheim (Ed.), Tradição Contradição (pp. 121-139). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.    

BRENNA, G. R. (1982). Medieval ou Barroco? Proposta de leitura do espaço urbano colonial. Revista Barroco, n(12), 141-146.

As especificidades do Barroco mineiro

26 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Leitura e análise do último excerto da obra Aspectos das artes plásticas no Brasil, de Mário de Andrade.

A identidade estética e a adopção de um aspecto estético como traço da identidade local ou nacional.

As especificidades do Barroco mineiro. O santuário do Bom Jesus e o legado escultórico do Aleijadinho.

Bibliografia:

ANDRADE, Mário de (1975): Aspectos das artes plásticas no Brasil (Brasília: Martins/INL [2ª ed.]).

BAYÓN, D. (1982). Reflexiones para la comprensión del fenómeno barroco. Revista Barroco, n(12), 32-38.

MARAVALL, J. (2009). A cultura do barroco. São Paulo: Editora da USP.