Sumários

O 'início' da História do Brasil

14 Setembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


O questionamento do ‘encontro de culturas’ e da ideia da ‘descoberta’ do Brasil.

Leitura e comentário de certos excertos da "Carta de Pero Vaz de Caminha": o equilíbrio entre a descrição e a ‘ficcionalização’ das novas terras.


Bibliografia:

 

AZEVEDO, Ana Maria (2002): "As raízes do Brasil. Desta vossa ilha de Vera Cruz… é já outro Portugal!" in AA.VV.: Brasil: 500 anos depois (A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela/Deputación Provincial): 239-254.

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

VENTURA, Margarida Garcez (1999): "…E como Pero Vaz de Caminha descreve a Terra de Vera Cruz" in CAMINHA, Pero Vaz: A carta de Pero Vaz de Caminha (Ericeira: Mar de Letras).

Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação

12 Setembro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


Início do curso. Apresentação do programa a lecionar e do processo de avaliação.

Programa:

Esta unidade curricular pretende apresentar uma visão de conjunto da formação cultural do povo brasileiro. A partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame da Cultura Brasileira e aperfeiçoar as capacidades de interpretação e análise dos alunos.
O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística.
Os principais eixos do programa são: o etnocentrismo e o relativismo cultural; a emergência do conceito de Cultura Brasileira; o dinamismo e a cultura; as relações entre cultura erudita e popular.
Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos três momentos matriciais na formação cultural: a história précolonial e a ‘Descoberta’ do Brasil; o período colonial e a miscigenação cultural; o Romantismo e a 'invenção' do Brasil.

 Avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética.
Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), um trabalho individual e escrito (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

O tema do trabalho individual e escrito (5 páginas, Times New Roman, espaçamento 1,5) deve ser acordado entre o estudante e a professora durante o primeiro mês de aulas. Data de entrega do trabalho: 1 de dezembro. Datas da apresentação oral dos trabalhos na sala de aula: 5, 12 e 14  de dezembro.

O trabalho deverá incluir uma seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou histórias da arte ou da cultura brasileira, entre outros – que devem ser selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 2 de novembro e a prova final, escrita e presencial para o dia 7 de dezembro.

Bibliografia:

AA.VV. (2002): Brasil 500 anos depois (A Coruña: Universidade de Santiago de Compostela).

ANDERSON, Benedict (2012): Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Lisboa: Ed. 70).

BENASSAR, Bartolomé e MARIN, Richard (2000): História do Brasil (Lisboa: Teorema).

DONATO, Hernani (2000): Brasil 5 séculos (São Paulo: Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes).

HALL, Stuart (2003): Da diáspora: identidades e meditações culturais (Belo Horizonte: UFMG).

HOLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).

MOTA, Carlos Guilherme (org.) (2000): Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000) (São Paulo: Editora SENAC).

RIBEIRO, Darcy (2003): O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil (São Paulo: Companhia das Letras).

ROCHA, João C. de Castro (2004): O exílio do homem cordial (Rio de Janeiro: Museu da República).

Durante o semestre, será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.

Acompanhamento e atendimento dos alunos: Acompanhamento por e-mail. Sessões de atendimento/acompanhamento Zoom em horário fixo – todas as quartas-feiras e sextas-feiras das 17h00 às 18h00 (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.