Sumários

A memória estética nacional

24 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A identificação do Barroco brasileiro como elemento de uma memória estética nacional. Leitura e análise de alguns excertos da obra Aspectos das artes plásticas no Brasil, de Mário de Andrade. Minas Gerais: o locus onde se desenvolveu o estilo artístico colonial mais relevante. As caraterísticas do Barroco mineiro, de acordo com a análise de Mário de Andrade.

Bibliografia:

ANDRADE, Mário de (1975): Aspectos das artes plásticas no Brasil (Brasília: Martins/INL [2ª ed.]).

BOSI, A. (1986). Cultura como tradição. In G. Bornheim (Ed.), Tradição Contradição (pp. 121-139). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.    

BRENNA, G. R. (1982). Medieval ou Barroco? Proposta de leitura do espaço urbano colonial. Revista Barroco, n(12), 141-146.

A sociedade de raízes rurais do Brasil colonial

19 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A sociedade patriarcal (analisada por Sérgio Buarque de Hollanda).
A criação de uma sociedade de raízes rurais no Brasil colonial.

A importância das fazendas e da autoridade do senhor, do "pater familias": uma sociedade de coloração particularista e aristocrática.

Outras consequências da 'secundarização' das possessões portuguesas na América: a primazia da vida rural, em comparação com a criação das primeiras cidades abstratas, construídas a fim de assegurar o predomínio militar, económico e político.

Bibliografia:

FREIRE, Felisberto (2000): Os portugueses no Brasil (Aracajú: Editora da UFS).

MOTA, Carlos Guilherme (org.) (2000): Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). A grande transação (São Paulo: Editora SENAC).


As categorias do estudo da Cultura e a análise da Formação Cultura Brasileira

17 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A categoria descritiva, a categoria material, a categoria social e a categoria ideológica.
O distanciamento da conceção canônica da cultura patente na máxima “culture is ordinary” de Raymond Williams.
Clifford Geertz e a antropologia simbólica: a cultura entendida como um conjunto de histórias que nós nos contamos sobre nós próprios e como uma ‘rede de significados’.
Apresentação de diversos tópicos, temas e perspetivas de estudo associados às diferentes categorias do estudo da Cultura para a elaboração do trabalho final.

A representação e 'descrição' da 'Nova Terra' (II): a pintura de Frans Post e Albert Eckhout

12 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A 'descrição' nos mapas e na pintura neerlandesa do século XVII: o conceito de 'descrição'. A importância da cultura visual na Holanda do século XVII, de acordo com Svetlana Alpers. A emergência da paisagem nos discursos artísticos religiosos. A recusa dos burgueses flamengos da 'pompa extravagante' (Ernst Gombrich) do Barroco católico.

Análise do quadro «A mameluca», de A. Eckhout.
Bibliografia:

ALPERS, Svetlana (1999): A Arte de descrever: A Arte Holandesa no século XVII. (São Paulo: Edusp).

BRIENEN, Rebecca Parker (2010): Albert Eckhout: visões do paraíso selvagem: obra completa (Rio de Janeiro: Capivara).

CORBIN, Alain (1989): O território do vazio (São Paulo: Companhia das Letras).

GOMBRICH. E. H. (1999): «O espelho da natureza: Holanda, século XVII» In A História da Arte (Rio de Janeiro: LTC [16ª ed.]).

A representação e 'descrição' da 'Nova Terra': a pintura de Frans Post

10 Outubro 2022, 09:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


 A presença dos holandeses na 'América portuguesa'. As primeiras representações visuais da nova terra (América do Sul) no género clássico da paisagem. A participação de Frans Post, através da sua obra pictórica, no ambicioso projeto político de Maurício de Nassau. As imagens do Brasil holandês e a memória cultural.

Breve análise de «O carro de bois», de Frans Post. A representação da natureza e do motivo antrópico. A representação dos escravos como sujeitos "quase livres e independentes", de acordo com Pedro e Bia Corrêa do Lago.


A 'descrição' nos mapas e na pintura neerlandesa do século XVII: o conceito de 'descrição'.

Análise do quadro «Engenho», de Franz Post.


Bibliografia:

LAGO, Pedro e Bia C. do. (2006): Frans Post (1612-1680): Obra Completa (Rio de Janeiro: Capivara).

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).

SCHWARZ, Roberto (2001): "As idéias fora do lugar" in SCHWARZ, Roberto: Cultura e política (São Paulo: Paz e Terra).