Sumários
A memória estética nacional
24 Outubro 2022, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A identificação do Barroco brasileiro como elemento de uma memória estética nacional. Leitura e análise de alguns excertos da obra Aspectos das artes plásticas no Brasil, de Mário de Andrade. Minas Gerais: o locus onde se desenvolveu o estilo artístico colonial mais relevante. As caraterísticas do Barroco mineiro, de acordo com a análise de Mário de Andrade.
Bibliografia:
ANDRADE, Mário de (1975): Aspectos das artes plásticas no Brasil (Brasília: Martins/INL [2ª ed.]).
BOSI, A. (1986). Cultura como tradição. In G. Bornheim (Ed.), Tradição Contradição (pp. 121-139). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
BRENNA, G. R. (1982). Medieval ou Barroco? Proposta de leitura do espaço urbano colonial. Revista Barroco, n(12), 141-146.
A sociedade de raízes rurais do Brasil colonial
19 Outubro 2022, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A importância das fazendas e da autoridade do senhor, do "pater familias": uma sociedade de coloração particularista e aristocrática.
Outras consequências da 'secundarização' das possessões portuguesas na América: a primazia da vida rural, em comparação com a criação das primeiras cidades abstratas, construídas a fim de assegurar o predomínio militar, económico e político.FREIRE, Felisberto (2000): Os portugueses no Brasil (Aracajú: Editora da UFS).
MOTA, Carlos Guilherme (org.) (2000): Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). A grande transação (São Paulo: Editora SENAC).
As categorias do estudo da Cultura e a análise da Formação Cultura Brasileira
17 Outubro 2022, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A representação e 'descrição' da 'Nova Terra' (II): a pintura de Frans Post e Albert Eckhout
12 Outubro 2022, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A 'descrição' nos mapas e na pintura
neerlandesa do século XVII: o conceito de 'descrição'. A importância da cultura
visual na Holanda do século XVII, de acordo com Svetlana Alpers. A emergência
da paisagem nos discursos artísticos religiosos. A recusa dos burgueses
flamengos da 'pompa extravagante' (Ernst Gombrich) do Barroco católico.
Análise
do quadro «A mameluca», de A. Eckhout.
Bibliografia:
ALPERS, Svetlana (1999): A Arte de descrever: A Arte Holandesa no século XVII. (São Paulo: Edusp).
BRIENEN, Rebecca Parker (2010): Albert Eckhout: visões do paraíso selvagem: obra completa (Rio de Janeiro: Capivara).
CORBIN, Alain (1989): O território do vazio (São Paulo: Companhia das Letras).
GOMBRICH. E. H. (1999): «O espelho da natureza: Holanda, século XVII» In A História da Arte (Rio de Janeiro: LTC [16ª ed.]).
A representação e 'descrição' da 'Nova Terra': a pintura de Frans Post
10 Outubro 2022, 09:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A presença dos holandeses na 'América portuguesa'. As primeiras representações visuais da nova terra (América do Sul) no género clássico da paisagem. A participação de Frans Post, através da sua obra pictórica, no ambicioso projeto político de Maurício de Nassau. As imagens do Brasil holandês e a memória cultural.
Breve análise de «O carro de bois», de Frans Post. A representação da
natureza e do motivo antrópico. A representação dos escravos como sujeitos
"quase livres e independentes", de acordo com Pedro e Bia Corrêa do
Lago.
A 'descrição' nos
mapas e na pintura neerlandesa do século XVII: o conceito de 'descrição'.
Análise do quadro
«Engenho», de Franz Post.
Bibliografia:
LAGO, Pedro e Bia C. do. (2006): Frans Post (1612-1680): Obra Completa (Rio de Janeiro: Capivara).
HOLLANDA, Sérgio Buarque de (2000): Raízes do Brasil (Lisboa: Gradiva).
SCHWARZ, Roberto (2001): "As idéias fora do lugar" in SCHWARZ, Roberto: Cultura e política (São Paulo: Paz e Terra).