16 Outubro 2025, 11:00
•
António José Teiga Zilhão
E. Críticas ao conceito de causação como dependência condicional
E.1. O problema da interpretação dos enunciados singulares de causação (reanálise).
E.1.1. Se os termos de uma relação de causação são eventos singulares, então os relata de um enunciado singular de causação terão que ser termos singulares, nomeadamente, descrições definidas; mas expressões como 'condição necessária' e 'condição suficiente' referem proposições e não termos singulares; na realidade, a sua associação a termos singulares origina frases sem sentido.
E.1.2. Análise de uma possível reformulação de um enunciado singular de causação como uma proposição complexa que conectaria duas proposições por meio de uma função de verdade capaz de exprimir a condicionalidade - a implicação material.
E.1.3. Constatação de que as condições de verdade de uma implicação material não coincidem com as condições de verdade de uma frase singular de causação - em particular, uma implicação material é verdadeira se o seu antecedente for falso, enquanto que a verdade de uma frase singular de causação parece implicar a verdade da proposição que exprimiria a ocorrência do evento descrito no seu antecedente.
E.1.4. Análise da possibilidade de que o idioma 'x causou que y' exprimisse uma função de verdade definida de acordo com as condições de verdade atribuídas em E.1.3. às mesmas: essa função de verdade (a que produz o valor V se, e somente se, ambos os argumentos da função forem V) já existe - é a conjunção. Mas a conjunção não exprime de todo uma qualquer relação de dependência condicional entre os seus argumentos.
E.1.5. A concepção de Donald Davidson de acordo com a qual a causação deveria ser representada numa linguagem de primeira ordem com identidade como um predicado binário primitivo, cujos argumentos seriam descrições definidas que representariam eventos singulares como objectos.
6 Outubro 2025, 11:00
•
António José Teiga Zilhão
D. Causa como condição INDS para o efeito
D.1. Distinção entre frases singulares de causação e frases gerais de causação. Dificuldade de interpretar as primeiras tanto à luz da ideia Humeana de causação como conjunção constante como da ideia Milliana de causação como dependência condicional.
D.2. A promessa de John Mackie de unificar o entendimento das frases singulares de causação e das frases gerais de causação e de reunir sob uma mesma definição de causa os diversos usos do conceito diagnosticados por J. St. Mill.
D.3. A análise do conceito de causação efectuada por John Mackie: um evento particular A é a causa de um evento particular B (o efeito) se, e somente se, A for uma condição INDS para a ocorrência de B.
D4. Definição de 'X é uma condição INDS de Y'.
D5. A noção de 'campo causal' e a necessidade de remissão de qualquer investigação acerca da(s) causa(s) de um evento a um campo causal específico.
2 Outubro 2025, 11:00
•
António José Teiga Zilhão
C. Os métodos de Mill para a determinação da causa.
C.1. - Enumeração dos métodos de Mill para a determinação da causa e das circunstâncias pragmáticas nas quais cada um deles deve aplicar-se.
C.2. - Descrição e análise dos métodos de Mill para a determinação da causa.
C.2.1. O método da concordância (para determinar causas entendidas como condições necessárias à ocorrência dos seus efeitos) - descrição deste método e do seu rationale e exemplificação da sua aplicação a casos particulares.
C.2.2. O método da diferença (para determinar a causa no sentido de condição suficiente para o efeito) - descrição deste método e do seu rationale e exemplificação da sua aplicação a casos particulares.
C.2.3. O método conjunto da concordância e da diferença (para determinar a causa no sentido de conjunção de condições necessárias que, em conjunto, constituem uma condição suficiente para o efeito) - descrição deste método e do seu rationale e exemplificação da sua aplicação a casos particulares.
C.2.4. O método da variação quantitativa (para determinar a causa no sentido de dependência quantitativa na variação de uma magnitude em função da variação na outra) - descrição deste método e do seu rationale e exemplificação da sua aplicação a casos particulares.