Sumários

IV. Problema Mente-Corpo - 1

15 Março 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

Apresentação geral do problema mente-corpo: Monismo e Pluralismo. 

A) Pluralismo. O Dualismo como forma dominante de Pluralismo em Filosofia da Mente. A posição dualista: aspectos fundamentais da mesma. Variantes do Dualismo: Interaccionismo, Paralelismo e Sobredeterminacionismo. Variantes do Interaccionismo: Interaccionismo bidireccional (Dualismo cartesiano) e Interaccionismo unidireccional (Epifenomenismo). Variantes do Dualismo paralelista: o Ocasionalismo. O grande conflito interno na posição dualista: como conciliar uma visão metafisicamente aceitável da causação mental com uma teoria que consiga integrar com um mínimo de consistência interna as principais intuições psicológicas do senso comum? 


III. Representação Mental - 3

12 Março 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

2) Soluções propostas para o problema da Representação Mental na tradição filosófica: 
C) O conteúdo de uma representação definido como o papel adaptativo desempenhado pelo estado que a instancia no âmbito dos sistemas biológicos que a produzem e interpretam. Apresentação geral desta concepção, tal como foi proposta por R. Millikan. C1) Definição do conceito de Função Própria de uma qualquer estrutura resultante de replicação por selecção natural. C2) Definição do conceito de Caso Normal para o desempenho de uma Função Própria pelos intérpretes de uma representação, concebida como uma estrutura biológica resultante de um processo de replicação por selecção natural. C3) Definição do conceito de factor básico para o desempenho de uma Função Própria nas mesmas circunstâncias que as descritas em C2. C4) Definição do conceito de condições de verdade de uma representação mental à custa dos conceitos anteriormente introduzidos . C5) A semântica evolucionária de Millikan vista como uma forma de providenciar uma solução para o principal problema que aflige a versão standard da Teoria Causal da Representação Mental: o problema da representação errada.


III. Representação Mental - 2

8 Março 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

2) Soluções propostas para o problema da Representação Mental na tradição filosófica.
B) Teoria causal da representação mental e hipótese da co-variância: a relação de representação concebida como uma relação de co-variância de um tipo de item mental com um certo tipo de aspecto do mundo, relação essa na qual a co-variância seria determinada por um nexo de natureza causal. 

B1) Caracterização geral. B2) O problema da representação errada considerado no âmbito desta perspectiva teórica e os sub-problemas a que o mesmo dá nela origem: i) o problema da disjuntivite; ii) o problema da omnisciência. B3) Proposta de solução habitualmente apresentada para responder a estes problemas: no caso de uma representação errada, o contexto no qual a relação de representação se daria não seria um contexto causal apropriado. Carácter circular, e por isso inaceitável, desta resposta. B4) A proposta de solução causalista não circular defendida por J. Fodor: o conceito de uma representação errada decorreria de um conceito relacional inter-representacional - o conceito de relação de dependência assimétrica entre tipos de representações. Elucidação do conceito fodoriano de relação de dependência assimétrica entre tipos de representações: um certo tipo de representações B é assimetricamente dependente de um outro tipo de representações A se e somente se a possibilidade da ocorrência de representações do tipo B estiver dependente da ocorrência regular de representações do tipo A, enquanto que a possibilidade da ocorrência de representações do tipo A não está dependente da ocorrência regular de representações do tipo B. Uma representação errada seria então uma representação (de tipo B) assimetricamente dependente da ocorrência de representações de outro tipo (i.e., de tipo A, ou seja, de representações certas). B5) Alcance da proposta de solução de Fodor: o problema da disjuntivite ficaria resolvido, uma vez que representações genuinamente disjuntivas seriam simetricamente dependentes uma da outra, não sendo nenhuma delas assimetricamente dependente da outra. B6) Avaliação crítica da proposta de solução de Fodor para o problema da representação errada: não parece de todo ser impossível imaginar casos nos quais representações intuitivamente certas e erradas se encontrariam umas com as outras numa relação de dependência simétrica. Nestas circunstâncias, a definição de Fodor parece não capturar o conceito intuitivo de uma representação errada; parece haver aqui então uma inversão da ordem explicativa.     


Gestão da Avaliação - 1

1 Março 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

Distribuição de temas pelos estudantes para a redacção dos ensaios finais. Indicações práticas para a sua realização e aconselhamento bibliográfico.


III. Representação Mental - 1

26 Fevereiro 2019, 12:00 António José Teiga Zilhão

Os dois grandes problemas associados à ideia de representação mental: 

1) O Problema das Representações Mentais - apresentação geral.

2) O Problema da Representação Mental - apresentação geral.


1) Soluções propostas para o Problema das Representações Mentais na tradição filosófica: 
A) Representações mentais como objectos mentais informados pelas mesmas formas que as que informam os objectos físicos dos quais elas são representações; 
B) Representações mentais como imagens mentais relevantemente semelhantes aos estados de coisas físicos que elas representam; 
C) Representações mentais como símbolos mentais; 
D) Representações mentais como estados neuronais. 

2) Soluções propostas para o problema da Representação Mental na tradição filosófica: 
A) A relação de representação concebida como uma relação de semelhança (mimesis); elucidação desta perspectiva. Elenco de alguns problemas de  difícil resolução que esta proposta de solução para o problema  tem de enfrentar: i) o problema da representação errada; ii) o problema da representação simbólica não mediada; iii) o problema da dissemelhança radical entre o medium da representação e o representado; iv) os problemas da abstracção e da generalidade.