Sumários

IV. O Problema Mente-Corpo - 4

3 Novembro 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão


O Conservacionismo Não-Reducionista (2): o Funcionalismo. A posição funcionalista como uma das mais importantes posições do Monismo materialista conservacionista não-reducionista. Definições de 'funcionalismo', 'estado funcional' e 'descrição funcional'. Critérios de identidade para descrições funcionais. Descrições funcionais como descrições de programas. Analogia entre relação mente/cérebro e relação software/hardware e consequente defesa da posição de que a existência de uma Psicologia autónoma e irredutível é tão compatível com uma metafísica materialista como o é a existência de uma ciência autónoma da programação no âmbito da engenharia de máquinas. O problema semântico da determinação da referência dos termos teóricos de uma teoria empírica. Introdução do conceito de ramseyficação de uma teoria como modo de resolver este problema. Descrição do processo de construção da frase de Ramsey de uma teoria T e dos resultados que com ela se obtêm. A defesa por diferentes filósofos funcionalistas de que os termos com conteúdo mental do nosso discurso com conteúdo cognitivo deveriam ser entendidos do mesmo modo (funcional) que os termos teóricos o são aquando da recondução da teoria empírica T na qual eles ocorrem à sua frase de Ramsey.

IV. Problema Mente-Corpo - 3

31 Outubro 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão


O Conservacionismo Não-Reducionista (1): sobreveniência e congruência (caracterização de cada uma destas relações). Dois modos de entender a sobreveniência do mental no neurofisiológico e a congruência entre ambos: i) no âmbito de uma ontologia que concebe eventos como particulares simples: haveria identidade entre exemplares (mentais e neurofisiológicos) mas apenas sobreveniência entre as propriedades que os caracterizariam; ii) no âmbito de uma ontologia que concebe eventos como instanciações de propriedades: as propriedades mentais seriam propriedades de 2ª ordem, as quais seriam realizadas nos objectos subjacentes por intermédio da instanciação nestes de determinadas propriedades de 1ª ordem (propriedades neurofisiológicas). Aquelas seriam, assim, sobrevenientes nestas.

IV. Problema Mente-Corpo - 2

27 Outubro 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão


O  Conservacionismo Reducionista. Tipos de Conservacionismo Reducionista: i) Reducionismo Tipológico Completo: a defesa sem restrições da tese da identidade tipológica (Place, Smart, Feigl); ii) Reducionismo Tipológico Relativizado (a espécies): a defesa da tese da identidade tipológica, mas restrita ao interior de cada espécie (animal ou outra) (D. Lewis). A caracterização feita por Lewis da especificidade das categorias mentais no âmbito do sistema de categorias pertencentes ao discurso teórico: elas identificariam os estados fisiológicos subjacentes, não em termos das suas propriedades fisiológicas intrínsecas, mas em termos da sua função no contexto da economia cognitiva.  

IV. Problema Mente-Corpo - 1

24 Outubro 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão


Apresentação geral do problema mente-corpo como um problema que surge na intersecção entre dois problemas metafísicos mais latos: i) o problema acerca de o que há; ii) o problema da causação

Posições metafísicas acerca de o que há: Pluralismo e Monismo. 

A) Pluralismo. O Dualismo como forma dominante de Pluralismo em Filosofia da Mente. A posição dualista: aspectos fundamentais da mesma. Res cogitans e Res extensa. Variantes do Dualismo: Interaccionismo, Paralelismo e Sobredeterminacionismo. Variantes do Interaccionismo: Interaccionismo bidireccional (Dualismo cartesiano) e Interaccionismo unidireccional (Epifenomenismo). Variantes do Dualismo paralelista: o Ocasionalismo (Malebranche). O grande conflito interno na posição dualista: como conciliar uma visão metafisicamente aceitável da causação mental com uma teoria que consiga integrar com um mínimo de consistência interna as principais intuições psicológicas do senso comum? A solução epifenomenista.

B) Monismo. Monismo idealista, monismo materialista e monismo neutro. O Monismo materialista como forma dominante de monismo em Filosofia da Mente. O aspecto semântico que o Problema Mente-Corpo assume no interior do Monismo materialista - aquilo de que aqui se trata é de determinar que sentido atribuir ao discurso psicológico no âmbito de uma perspectiva materialista. A primeira clivagem: Eliminacionismo vs. Conservacionismo. A grande clivagem no âmbito do Conservacionismo: Reducionismo vs. Não-Reducionismo. 

Gestão da Avaliação - 1

20 Outubro 2022, 11:00 António José Teiga Zilhão


Distribuição de temas pelos estudantes para a redacção dos ensaios finais e escolha de títulos para os mesmos. Indicações práticas para a sua realização e aconselhamento bibliográfico.