Sumários
O Cinema de Eisenstein (2)
13 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyerhold ao excentrismo da FEKS; do teatro para o cinema; a Montagem de Atracções (para o teatro);
2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos; 2.1. a crítica de outros modelos de Montagem: a continuidade do cinema de "acção" americano (modelo para Koulechov); a "montagem paralela" de Gruffith 82Griffith, o inema e nós"); o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" de bela Balazs (vs) a "imagem em relação" ("célula de montagem") de Eisenstein.
* projecção da CM "O Diário de Gloumov de Eisenstein"
O ciema de Vertiov (2)
11 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
O Sumário desta aula já está dado, devo ter feito confusão de datas com a pausa do carnaval e esqueci-me de preencher também o sumário de 2ªf.
dia 4 de Março.
FG
O cinema de Vertov (2)
4 Março 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
2. uma concepção mecânica e óptica do cinema
2.1. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo);
2.2. a Montagem de "intervalos" o filme como objecto "100% visual", o "filme-objecto"; ;
2.3. o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem;
2.4 a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"): não um Cine-Olho (contemplativo, impressionista) mas um Cine-Punho (acção);
2.5. o carácter autorreferencial de "O Homem da câmara de Filmar" (1928) enquanto dispositivo óptico global.; carácter reflexivo do motivo da "montagem"; construção da situação do espectador; um filme que se filma a si próprio.
* projecção comentada de um dvd do filme
O constructivismo soviético: Dziga Vertov (1)
27 Fevereiro 2019, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. o "estado das artes" na Rússia anterior a 1917: do "cubo-futurismo" ao "suprematismo" (Malevich) e ao "constructivismo"; 1.1. o constructivismo no cinema: um "fenómeno tecnológico" e não "arte" (Alexei Gan, Vertov (Manifesto "WE", 1922));
O cinema de Dziga Vertov: Cine Olho (Kino-Glazs)= Cinema Verdade (Kino-Pravda): uma concepção mecânica e óptica do cinema: um cinema "100% visual" e especificamente cinematográfico.
* projecção da sequência do mercado (compra da carne) de "Kino-Gazs" de D. Vertov (1924)
Bibliografia: texto de Teresa Mendes Flores sobre "O Homem da Câmera de Filmar" (pasta da cadeira (verde, nº4))