Sumários

O Cinema de Eisenstein (2)

13 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyerhold ao excentrismo da FEKS; do teatro para o cinema; a Montagem de Atracções (para o teatro);

2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos; 2.1. a crítica de outros modelos de Montagem: a continuidade do cinema de "acção" americano (modelo para Koulechov); a "montagem paralela" de Gruffith 82Griffith, o inema e nós"); o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" de bela Balazs (vs) a "imagem em relação" ("célula de montagem") de Eisenstein.

* projecção da CM "O Diário de Gloumov de Eisenstein"


O ciema de Vertiov (2)

11 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

O Sumário desta aula já está dado, devo ter feito confusão de datas com a pausa do carnaval e esqueci-me de preencher também o sumário de 2ªf.

dia 4 de Março.

FG


Não hou aula (Carnaval)

6 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

Não hou aula, pausa de Carnaval


O cinema de Vertov (2)

4 Março 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

2. uma concepção mecânica e óptica do cinema

2.1. a "imagem-esponja", simultaneísta-interseccionista (herdada do Futurismo);

2.2. a Montagem de "intervalos" o filme como objecto "100% visual", o "filme-objecto"; ;

2.3. o carácter imanente (e resolvido) do real na imagem;

2.4 a crítica de Eisenstein: uma concepção intervencionista de cinema (o "cálculo atraccional"): não um Cine-Olho (contemplativo, impressionista) mas um Cine-Punho (acção);

2.5. o carácter autorreferencial de "O Homem da câmara de Filmar" (1928) enquanto dispositivo óptico global.; carácter reflexivo do motivo da "montagem"; construção da situação do espectador; um filme que se filma a si próprio.

* projecção comentada de um dvd do filme 


O constructivismo soviético: Dziga Vertov (1)

27 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o "estado das artes" na Rússia anterior a 1917: do "cubo-futurismo" ao "suprematismo" (Malevich) e ao "constructivismo"; 1.1. o constructivismo no cinema: um "fenómeno tecnológico" e não "arte" (Alexei Gan, Vertov (Manifesto "WE", 1922));

O cinema de Dziga Vertov: Cine Olho (Kino-Glazs)= Cinema Verdade (Kino-Pravda): uma concepção mecânica e óptica do cinema: um cinema "100% visual"  e especificamente cinematográfico.

* projecção da sequência do mercado (compra da carne) de "Kino-Gazs" de D. Vertov (1924)

Bibliografia: texto de Teresa Mendes Flores sobre "O Homem da Câmera de Filmar" (pasta da cadeira (verde, nº4))