Sumários

O cinema de Georges Méliès

6 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. as duas vias do cinema: o cinema da reprodução do real (Mimese)= os Lumière/ o cinema da "fábula" (do artifício: "truc") e da Metamorfose= Méliès (Sadoul, Langlois, Morin); Godard: Os Lumière= "o extraordinário do ordinário" / Méliès= o "ordinário do extraordinário";

2. Méliès: um cinema entre a magia e o Teatro Fantástico (da "féerie"): 2.1. narrativização do "truc" e  objectivação (literalização) fotográfica do "fantástico"; ilusionismo do "truc" (passe de mágica) e dapercepção do cinema;  2.2. importância do "décor" como princípio de "mise en scène"; 2.3. passagem do estado de "técnica (registo) do cinema (os Lumière) ao da "arte" (Méliès).
* projecção de alguns filmes de Georges Méliès 


O Cinema dos Lumière

4 Fevereiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o paradigma da Fotografia (André Gaudréault): as experiências de cronofotografia de Muybridge e Marey;

2. os dispositivos de cinema: o Kinetoscópio de Edison (1894) e o Cinematógrafo dos Lumière (1895();;

3. o cinema dos Lumière: 1. a reacção do público às primeiras imagens de cinema: o modelo de percepção "alucinatório primitivo" (Rittaud-Hutiné). O caso de Gorki em 1896;

2. características técnico-formais da produção Lumière (1895-1905).

* projecção de alguns filmes Lumière


O cinema antes do cinema

30 Janeiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

Formas de pré-cinema:

1. o paradigma do espectáculo (A. Gaudréault): a projecção de imagens :Lanterna Mágica e Fantasmagoria;

 2. criação de situações  (dispositivos) de percepção espectacular das imagens: Panorama e Dioroma.

* projecção da cena de Lanterna Mágica de "Fanny e Alexandre" de Ingmar Bergman e do filme "La Lanterne Magique" de Georges Méliès (1903)


Apresentação do Programa: Avaliação

28 Janeiro 2019, 10:00 Fernando Guerreiro

1. Apresentação do Programa.
2. Bibliografia de apoio: duas Antologias, na fotocopiadora azul, estando a 1ª já disponível; pasta de textos avulso na fotocopiadora verde : nº 5.
3. Avaliação: dois testes escritos (45%+45%): 20 de Março e 8 de Maio.
4. O cinema antes do cinema: o apelo do cinema na cultura moderna, romântica e urbana, das grandes metrópoles do século XIX (Paris). Sensacionalismo, nervosismo, estética do choque e cinema (Walter Benjamin).
Bibliiografia: texto de Ben Singer na pasta da cadeira
* projecção de uma reconstituição do "Eidophusikon" de Philippe de Louthenbourg (1781)