Sumários
O Surrealismo no Cinema (2)
13 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
2.1. L. Bunuel/ S. Dali, " Un Chien Andalou" (1929)
2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda" (Dali); 2.2. a teoria da Imagem do Prólogo: Imagem-montagem e imagem-choque; a montagem de atracções (Eisenstein) e a recusa da Metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte); imagem-pulsão e imagem-amálgama2.4. a questão da sublimação: dialogismo (paródico) (vs) monologismo.
* projecção de um dvd do filme; sequência do sonho (Dali) de "Spellbound" de Alfred Hitchcock (1945)
O Surrealismo no Cinema
11 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. um cinema da Imagem: mais "mental" do que "plástica" - diferença da 1ª Vanguarda francesa; 1.1. femenologia da sessão de cinema (surrealista): o cinema como dispositivo de regressão imaginária; o seu modo de uso (A. Breton) ; 1.2. imagem como "alucinação consciente" (J. Goudal); 1.3. o cinema como discurso directo do pensamento (A. Artaud).
* projecção de "Le Retour de la Raison" de Man Ray (1923), "L'étoile de Mer" de Man Ray/ Robert Desnos (1928) e "Alphabet" de David Lynch ( 1968)
O Cinema de Eisenstein (2)
6 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
3. a concepção de Montagem: 3.1. o efeito de significação: multiplicação e não adição; produção de uma 3ª imagem, de síntese, global; o trabalho do espectador; 3.2. dois modelos: a Montagem-Ligação (Koulechov, Poudovkine) / a Montagem-Conflito (Eisenstein); 3.3. a montagem de "atracções" no cinema: i) a montagem como dispositivo confrontacional de condicionamento do espectador; ii) intervenção no real : mais as relações entre os factos do que os factos;
O Cinema de Eisenstein (1)
4 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyerhold ao Excentrismo da FEKS (Fábrica do Actor Excêntrico); do teatro para o cinema ; a Montagem de Atracções;
2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos: 2.1. a crítica de outros modelos de montagem: a "continuidade" do cinema de acção americano (Koulechov); a "montagem paralela" de Grirffith; o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" de Bela Balàzs (vs) a "imagem-em-relação" ("célula de montagem") de Eisenstein,
* projecção da CM "O Diário de Glumov" de Eisenstein
Bibliografia: "Eisenstein e o construtivismo russo" de F. Albera (pasta da cadeira)