Sumários
O Neo-Realismo italiano
4 Dezembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
A "forma aberta" do Neo-realismo italiano.
Orson Welles, "Citizen Kane" 82)
2 Dezembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
4. "No Trespassing": resistência à interpretação, opacidade (formal) do enigma ((Rosebud); 4.1. do Prólogo ao Epílogo, um círculo sobre o vazio (quem é Kane?, Rosebud); o ponto de vista da Anamorfose : morte; 4.2. Xanadu: perda da "aura" e colecção de "antics" (ruínas) (W. Benjamin).
* projecção (comentada) de um dvd do filme
Uma segunda modernidade: Orson Welles
27 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)
O cinema sonoro (2)
25 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. The Jazz Singer (Allan Crosland, 1927): 1.1. do conto de Samson Raphaelson ao cinema; 1.2. a questão do "género": i) um "filme" ("feature film") ou um "Vitaphone long form"?; ii) entre o melodrama (familiar) e o musical; iii) entre o "mudo" e o "sonoro" (um "talkie" parcial); 1.3. a crise de identidade de Jack Robin: do nome, da imagem (como "shadow", "black face"), da voz/ canto (sagrado/ profano); análise da cena ao piano de Jack com a mãe e a fala do pai: STOP"; 1.4.o final acrescentado: da ficção de "assimilação" à ficção de "sucesso".
* projecção de parte do filme assim como do número final de "42th Street" de Lloyd Bacon/ Busby Berkeley (1932).
O Cinema sonoro
20 Novembro 2015, 10:00 • Fernando Guerreiro
1. o carácter estruturante do som, enquanto ausência, no 1º cinema: o carácter audiovisual das primeiras sessões; diversas modalidades de presença do som; função de actualização/ presentificação e de compensação da desrealização das imagens; 2. a passagem ao sonoro: 2.1. a 1ª entrada do som na década de 10 nos EUA e em França: as "phonoscènes" da Gaumont (Alice Guy); 2.2. a 2ª entrada nos anos 20: dois sistemas : "sound-on-disc" e "sound-on-film"; dos "Vitaphone shorts"(1926) a "The Jazz Singer" (1927); 2.3. a "querela do som": renascimento ou morte do cinema? (Balàzs); mutações da forma (um "teatro cinematográfico"?); D.Bordwell: o sonoro completa e confirma orientação narrativa (e "realista") do cinema americano.