Sumários
Howard Hawks, "El Dorado" (2)
16 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
(cont.)
2.5. a "paródia" como intersecção do "trágico" e do "cómico": um "meta-western" (abstracto)?. A relação com "Rio Bravo": citação, inversão e transfiguração: a desfuncionalização dos "tropos" (figuras) e o carácter "indicial" da referência ao género - a figura do (anti-)herói (o xerife).
* conclusão da projecção (comentada) do filme.
Esta unidade do programa (2 aulas) foi gentilmente ministrada pelo Prof. Mário Jorge Torres
Bibliografia: textos sobre este ponto na pasta da cadeira (fotocopiadora verde).
TESTE: 6ªf= 6 Janeiro, sala 7.1. , das 14-16h. Sem consulta.
Howard Hawks, "El Dorado" (1967)
13 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
1. o "cinema clássico americano "(1915-1961?):"studio system" + "star system";
2. "El Dorado" (1967): 2.1. o mito do "Eldorado" - de Edgar Allan Poe ao western; 2.2. o "envelhecimento" dos mitos (actores, temas, género) num filme crepuscular (nocturno): "post-western"?; 2.3. as figuras do "duplo" (herói) no campo-contracampo (e sua reflexividade especular); 2.4. um western de interiores: a complexidade da "transparência" - relação com a "epopeia" e a "tragédia" grega (cont.).
* projecção (comentada) de parte do filme
Bibliografia: textos sobre o tema na pasta da cadeira na fotocopiadora verde
M. Antonioni, "O Eclipse" (2)
9 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
2.3. a sequência final do filme: i) uma "poética" (das coisas/ formas por elas mesmas); ii) um triplo eclipse: humano, do real, narrativo; iii) a reconstrução do real e a tomada de poder das coisas na imagem e no mundo; iv) a hipótese de um novo começo, de uma nova forma e de um novo cinema.
* conclusão da projecção (comentada) do filme
M. Antonioni, "O Eclipse" (1962)
6 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
0. Entrega dos exercícios escritos.
M. Antonioni, "O Eclipse" (1962)
1. anos 50: a interiorização do Neo-realismo (Bazin): um cinema do "tempo" (Deleuze); paralelo Rossellini/ Antonioni; a via da abstração e da alegoria;
2. "O Eclipse": 2.1. redução (rarefacção) do real na imagem; o carácter essencial do motivo do "vento" e da forma-som; 2.2. o lugar do "homem" na paisagem: a crítica das acções (intriga) e a "doença dos sentimentos"; o respeito pelas coisas tal como elas se apresentam (Heidegger); 2.3. positividade do personagem de Vittoria segundo o autor: a procura de uma "saída" e de um estado mais aéreo (gazoso) do real e da forma.
* projecção da sequência inicial (de ruptura) do filme
R. Rossellini, "Paisà" (2)
2 Dezembro 2016, 14:00 • Fernando Guerreiro
Conclusão da projecção (comentada) de "Paisà" de R. Rossellini