Sumários

O Surrealismo no Cinema (2)

11 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

2. L. Bunuel/ S. Dali, "Un Chien Andalou" (1929):

2.1. um "documentário natural" não um filme de "vanguarda" (Dali); 2.2.a teoria da Imagem do Prólogo: Imagem-montagem e imagem-choque; a montagem de atracções (Eisenstein) e a recusa da Metáfora; 2.3. o discurso do desejo: a dupla determinação de Eros e Tanathos (pulsão de vida e pulsão de morte); imagem-pulsão (Deleuze) e imagem-amálgama (Magritte).

* projecção de um dvd do filme; sequência do sonho (Dali) de "Spellbound" de A. Hitchcock (1945)

Bibliografia:  artºs de Bunuel sobre o "Grande-plano" e o "découpage" na pasta da cadeira 


O Surrealismo no Cinema

8 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. um cinema da Imagem: mais "mental" do que "plástica" - diferença da 1ª Vanguarda francesa; 1.1. a imagem como "alucinação consciente" (Jean Goudal); 1.2. a sessão de cinema surrealista: um dispositivo de regressão (imersão) imaginária; o seu modo de usar (Breton); 1.3 o cinema como discurso directo do pensamento (Artaud).

* projecção de "Le Retour de la Raison" (1923) de Man Ray e de "L'Étoile de Mer" (1928) de Man Ray/ Robert Desnos; "The Alphabet", CM de David Lynch (1968) 

Bibliografia: conjunto de textos de surrealistas sobre cinema (pasta da cadeira)


O Cinema de Eisenstein (2)

4 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

3. a concepção de Montagem: 3.1. o efeito de significação: multiplicação e não adição; produção de uma 3ª imagem, de síntese, global; o trabalho do espectador; 3.2.dois modelos: a Montagem-Ligação (Koulechov/ Poudovkin) / a Montagem-Colisão (Eisenstein); 3.3. a "montagem de atracções" no cinema: i) a montagem como dispositivo confrontacional de condicionamento do espectador; ii) intervenção no real: mais as relações entre os factos do que os factos; 4. "A Greve" (1925) como exemplo de Montagem-Tropo (Metáfora): a "montagem paralela" da sequência final do filme.

* projecção comentada de um dvd do filme.


Feriado

1 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Não houve aula por ser feriado


O Cinema de Eisenstein (1)

28 Outubro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

1. Eisenstein e o teatro: da influência de Meyherhold ao excentrismo da FEKS; do teatro para o cinema; a Montagem de Atracções;

2. o conceito de Montagem: a sua centralidade para os realizadores soviéticos: 2.1. a críticaq de outros modelos de montagem: a "continuidade" do cinema de acção americano (Koulechov); a "montagem paralela" de Griffith; o "impressionismo" de Vertov; a "imagem-quadro" de Bela Balàzs (vs) a "imagem-em-relação" (célula de montagem) de Eisenstein.

* projecção da CM "O Diário de Glumov" de Eisenstein