Sumários

O Neo-realismo italiano (2)

29 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

A "forma aberta" do Neo-realismo italiano (cont.): 2.4. uma dimensão colectiva e coral com respeito da diversidade dos "falares" ("Paisà"); 2.5. a crítica do actor profissional e da ficção (Zavattini); 2.6. o "script" como "work in progress" ("Paisà").

Roberto Rossellini ("Paisà", 1946):

1. um cinema directo, de "amador", "pobre"; 2. um cinema dos "factos" e do distanciamento ético (Bazin); 3. pluritonalidade do discurso: um "puzzle" de géneros: Horror, melodrama, comédia, documentário (uso da "voice-over"); 4. o filme como travelling sobre a Itália em guerra; 5. tensão estrutural: a estrutura episódica (vs) efeito unitário da "voz-sobre": um filme mais "regional" do que "nacional"; "pequena" e "grande" História; resistência do indivíduo e do particular: por um "heroísmo sem heróis" (Millicent Marcus); 6. a temática da "comunicação": a diversidade das línguas e as contradições do processo de Libertação.

* projecção do episódio siciliano de "Paisà"


O Neo-realismo italiano

25 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

A "forma aberta" do Neo-realismo italiano

1. aspectos históricos: adopção do termo; ruptura ou continuidade?; periodização;

2. plano estético:2.1. mais uma "ética" do que uma "estética" (Rossellini); 2.2. um cinema do "real": i) do "encontro" (Zavatttini); ii) dos "factos" (Rossellini): a "imagem-facto" (Bazin); iii) uma estética da "imanência": o Plano-sequência (Bazin); 2.3. um cinema da "duração": da "espera" (Rossellini), da "análise" (Zavattini); 2.4. uma dimensão colectiva e coral com respeito do "indivíduo" e da diversidade dos" falares" (Paisà"); 2.5. a crítica do "actor profissional" e da "ficção" (Zavattini); 2.6. o "script" como "work in progress" (Rossellini).

* projecção de "Gente do Pó" (1943/7) de M. Antonnioni


Orson Welles, "Citizen Kane" (2)

22 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Projecção (comentada) de um dvd do filme "Citizen Kane" (1941) de Orson Welles


Uma segunda modernidade: Orson Weles

18 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Orson Welles, "Citizen Kane" (1941)

1. a concepção "atracional" de Forma: do Teatro e da Rádio para o Cinema;

2. a "voice-over" (=sobre): 2.1. caracterização (Sarah Kozloff); a fixação de um plano de Enunciação: do "narrador fundamental" (Marie-Claire Ropars); o uso da câmara subjectiva: na 3ª pessoa (Prólogo, Épílogo) e na 1ª pessoa ("flashbacks"); 2.3. no plano do enunciado: uma multiplicidade não resolvida de pontos de vistas; os narradores secundários (encaixados) (D. Bordwell);

3. o Plano-sequência com profundidade de campo: 3.1. a teorização de André Bazin em "A Evolução da Linguagem cinematográfica" e o ponto de vista de Gregg Toland (o operador de câmera do filme); 3.2o plano-sequência  como lugar de tensões e factor de internalização do tempo (Deleuze).

* projecção da abertura de "Rebecca" de Alfred Hitchcock (1940)

Bibliografia: A. Bazin, "A Evolução da Linguagem Cinematográfica" (Antologia II da cadeira, fotocopiadora azul)


Exercício Escrito

15 Novembro 2016, 14:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito.