Sumários

Os Portugueses do Índico para os Mares do Sul/ Nanyang

10 Outubro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A chegada a Lisboa pelo Atlântico vindas do índico , nos anos de 1499 -1502 ,  de cultura material e de informações acerca da China  .Malaca como porta marítima da China e a atracção portuguesa .O processo de aprendizagem e de posicionamento iniciado em Malaca em 1509 : as cinco macro-fases .

 As grandes constantes até 1522 com o peso da Coroa e a tentativa de relacionamento oficial do Reino de Portugal com a China Ming.As vias mercantil, diplomática e militar.Casados-aculturados-privados e as ambições oficiais da Coroa .
A Embaixada Tributária de Tomé Pires , 1517- 1521 , e os limites do possível no quadro sinocêntrico das relações internacionais.Breves apontamentos sobre a figura de Tomé Pires. O contexto de dificuldades e a passagem á via militar.A lição a retirar de outras vias mais privadas / asiatizadas  como modalidade de entrada nos caminhos e circuitos do Mar e dos Mercados na China.O Padrão asiático a apreender e a  praticar.     


Relações China- Japão dos Tang  aos  Ming : elementos essenciais

8 Outubro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Macau em 1555-1557 como um ponto de partida  mas , também , um ponto de chegada.A necessidade e a possibilidade de surgir  Macau   como persistências da mais longa  duração milenar e como transformações modernas de fronteira   marítima global eurasiática.

Tang,Yuan,Ming e as relações ,  oficiais-tributárias , bélicas   e privadas, China-Japão.A  Sinização da  Ásia  Oriental e a busca pelo Japão de um estatuto especial : os episódios   de 607 e 608  . As três grandes fases nas relações sino-nipónicas de 1368 a 1549.Os produtos em jogo no comércio internacional marítimo e os intermediários Ryukyu e Coreia.A  importância   da  prata, cobre e moeda chinesa.A  ordem internacional da  Ásia  do  Sueste   e da Ásia Oriental e o comércio marítimo a partir do século XV. Padrões determinantes para o surgimento de Macau e a intermediação dos portugueses . 


China e Ásia do Sueste no século XV  e em torno dos Trabalhos

3 Outubro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 A propósito da expansão marítima oficial chinesa de 1405 a 1433 ver a crescente relevância  das Relações Tributárias com a China Ming.Um quadro cronológica das relações  revela  que os anos de 1409 a 1430  são os de afirmação deste sistema comercial-diplomático  na  e com a Ásia do Sueste  .Nos finais do século XV e nos começos do século XVI o sistema é bem mais nominal que real.As relações marítimas  China-Islão  logo no século IX e  os Roteiros do Golfo Pérsico para a China .

Diálogo com os alunos acerca dos trabalhos escolhidos.Os Casinos e os desafios presentes e futuros de Macau em ligação ás indústrias do jogo-turismo. A sobrevivência de Macau no século XIX frente aos desafios das outras potências ocidentais na China Qing .Possíveis trabalhos sobre as relações Macau-Japão.   


Em torno das Navegações de Zheng He

1 Outubro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A  crescente  relevância do Mar - potência marítima  da China a partir dos Song ( 969-1279 ) .Os avanços da Marinharia Chinesa a partir dos séculos   XI  e XII , acelerados  nos séculos XIV e XV  ,    na construção naval de juncos oceânicos, na agulha de marear/bússola, nas tábuas astronómicas de navegação ,  na cartografia náutica. Articulações ao Islão e ao mesmo tempo desafios dos avanços do Islão em especial no Índico e Ásia do Sueste.

O reinado do Imperador Yongle de 1403 a 1424 e as expedições marítimas oficiais .Elementos para uma cronologia  e geografia política das sete expedições de  1405 a 1433.  Rumando dos litorais de Liujiagang e Fuzhou até Melinde e Meca. Os grandes ciclos da expansão marítima oficial e a Importância de Malaca, Calecute,  Ceilão , Ormuz, Melinde .  Algumas comparações  entre Navegações Chinesas e Portuguesas no Índico e Ásia do Sueste. Sectores privado e estatal na expansão marítima chinesa e o Sistema Tributário.O  grande comércio internacional marítimo e produtos naturais , manufacturados, moeda chinesa.

Alguns estudos chave:
 Fitzgerald,C.P. - The Southern Expansion of the Chinese People ,  N.York, Pregar, 1972.
Ptak,  R. T. -China,the Portuguese, and the Nanyang, Aldershot,Variorum,2004.
Wade,Geoff e Sun Laichen , editors - Southeast Asia in the Fifteenth Century : The China Factor, Singapura, NUS Press,2010 .


O  Mapa de ZHENG   HE

26 Setembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 Aula- Conferência de R.  T. Ptak , Professor Catedrático de Sinologia da Universidade de Munique acerca de :   O Mapa de ZHENG HE. Apresentação do Mapa e análise das suas partes mais relevantes.O   Mapa, dos litorais da China ( Nanjing ) ás Zonas de Ormuz  e  da Costa Oriental de África   ,é a primeira representação moderna, século XV ,  da   Rota   Marítima da Seda. 

Resultados alcançados na investigação do Mapa e problemas de interpretação em aberto.O Mapa como Cartografia de poderes e as ligações da Marinharia Chinesa ás  Marinharias da Ásia do Sueste e do Índico.Diálogo com os alunos e os  investigadores-professores .