Sumários

Sugestões de Trabalho e indicações de Fontes- Dados

24 Setembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Algumas sugestões de trabalho sobre a História de Macau- século XVI  a século XXI.As diferentes tipologias de  fontes qualitativas e quantitativas, oficiais e privadas  , europeias e asiáticas ,etc.Diálogo com os alunos sobre propostas de trabalho implicando Macau e o Japão no século XVII,  o Jogo-Casinos nos nossos dias e o relacionamento da RAEM com Taiwan ,etc .

A condição plural- intermédia  de Macau e a rede global em que se inscrevem as suas actividades económicas, políticas, culturais.As proximidades e os distanciamentos com os diferentes pesos e influências.


 Alguma bibliografia mencionada de fontes escritas   :
Rodrigues Tçuzu S.J., João- Arte Breve da Língua Iapoa,Macau,1620, repr. fac-sim, Tóquio,Shin-Orai,1993
Sob a coordenação :Arquivo Histórico Nacional n.1 da China - Colecção de Tesouros Documentais das Dinastias Ming e Qing sobre a Questão de Macau,Macau,Fundação Macau, 2000  
Yin Guangren e Zhang Rulin- Breve Monografia de Macau,1751,Macau, 2009.  ( tradução de Jin  Guo Ping, revisão científica de Rui Manuel Loureiro )


Apresentação da Bibliografia e de sugestões de trabalho

19 Setembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

A  bibliografia de estudos do Programa : breves considerações sobre cada um dos académicos e das obras   .Autores  portugueses ,chineses,ingleses,americanos, com a hegemonia dos estudos.As fontes para a História de Macau : um labirinto de múltiplas línguas .O exemplo da passagem sobre Macau na " Viaggi " de Cesare de Federici , Veneza, 1587. Dados-Traços em português e chinês, latim e japonês, castelhano e holandês,toscano e  anamita, léquio e malaio,etc.   

Sugestões de temas para os  trabalhos .A necessidade de delimitar as matérias e os materiais  .Algumas características chave de Macau e as suas consequências para os dados-traços-fontes e os possíveis trabalhos.A importância da tradução- interpretação nas vidas social e cultural de Macau no passado e no presente .Miscigenação plural nos moradores   e a elite cultural Jesuíta .A  necessidade da acomodação e da dupla fidelidade logo a partir dos séculos XVI e XVII.  


Apresentação do Programa

17 Setembro 2019, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

As três grandes Unidades de Temas e de Problemas a  tratar : " I-O Mar Oceânico como Aproximador  e Comunicador de Distantes e Distâncias " ; " II-Emergência e Afirmação de Macau ( Séculos XVI e XVII ) " ;"III-Macau:Capacidades de Sobrevivência e Metamorfose ".Os quatro pontos de cada Unidade. A importância de Macau como fronteira marítima eurasiática moderna e global : persistências e transformações.As regras de classificação :Teste individual de questionário optativo, sobre a matéria dada e as leituras comuns acordadas,com consulta ,no dia 19 de Dezembro .Trabalho analítico de grupo a ser entregue até 17 de Dezembro.Assiduidade e participação. Sem assiduidade não há classificação .