Sumários

Andamentos na constituição do conhecimento sobre Ásias da Ásia

26 Novembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 20

 

 

Breves considerações sobre a conferência do Sr. Embaixador da República da Coreia e elementos sobre as origens no século XVI das relações Luso-Coreanas.

O conhecimento de Islão e China na Europa dos S. XVI e XVII. Cidades pólo de ensino, edição, tradução do árabe e do chinês (Paris, Leiden, Oxford, Berlim, Zurique, Genebra, etc.). Bibliotecas, edições, gramáticas e dicionários de árabe na Europa dos s. XVI e XVII. De Guilhaume Postel (1510-1581) a G. W. Leibniz (1646-1716). Rotas do comércio, política, erudição desaguando na Europa.

 


Conferência

24 Novembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 19


 

Aula na sala D. Pedro V com a conferência do Sr. Embaixador da República da Coreia, Yoon Lee acerca da Coreia no Mundo dos nossos dias e da parceria Portugal-Coreia no século XXI em termos políticos, económicos e culturais.


Andamentos na constituição dos Estudos Asiáticos.

19 Novembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 18


 

Cumulatividade e progressão muito parciais nos S. XVI a XVIII. Centros europeus chave, de acumulação e refinamento na informação e conhecimento acerca da Ásia: as oscilações seculares. Lógicas nos conhecimentos de Islão e de China. Do século XIX aos meados do século XX – desenvolvimentos na instauração disciplinar e nas instituições. Elementos sobre academias e revistas desde a Asiatic Society of Bangal, 1784 e o termo Orientalista nos anos de 1779/1799 até à produção alemã de saber asiático nos s. XIX e XX. Estudos asiáticos/Estudos de área a partir dos meados do século passado: acumulação, progressão, especialização

 

 


A constituição do conhecimento Europeu/Ocidental sobre as Ásias da Ásia

17 Novembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 17


                                                                                              

 

Elementos em torno do segundo andamento: S. XVI a XVIII. A emergência de conhecimentos em parte específicos e sistemáticos implicando algumas dimensões cumulativa e progressiva. Conhecimentos sobre Ásias da Ásia: língua, geografia, economia, sociedade, cultura. As lógicas de proximidade e de distanciamento e o predomínio dos estudos sobre Islão (Arábia, Pérsia, Turquia) e sobre a China. As implicações do conhecimento com as necessidades económicas, politicas, geostratégicas. Algumas regularidades da mais longa duração entre conhecimento e acontecimento, guerra e paz, inimigo e amigo político/civilizacional.


Parâmetros deParâmetros de objetividade posicional e elementos para um modelo da Teoria e da História do Conhecimento em Estudos Asiáticos.

12 Novembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 16


                                                                                                 

 


 

Breves elementos de teoria e fundamentação de objetivação posicional em Estudos Asiáticos. A pluralidade/variabilidade posicional das observações/pontos de vista e a invariância pessoal na objetividade posicional. Os quatro parâmetros chave de objetivação posicional. Os primeiros dois andamentos de um modelo de longa duração na formação dos saberes exotópicos sobre Ásias da Ásia. A relevância dos horizontes de conhecimento do Islão: de Al-Biruni (973-1048) a Ibn Khaldun (1332-1406). A viragem do núcleo do saber asiático - Europeus e Europa do século XVI ao XVIII – elementos iniciais.

 

 

Bibliografia complementar:

 

Nagel, Thomas – The View from Nowhere, N. Iorque, Oxford U. Press, 1986

 

Sen, Amartya – Rationality and Freedom, Cambridge, Mass., Harvard U. Press, 2002,