Sumários

Categorias Analíticas de Espaço

6 Outubro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 5


                                                                                                             

 

 

O espaçotempo como relacional hierárquico/estratégico e diferencial/ desigual. O espaço como ordem relacional de posição. O tempo como ordem relacional de sucessão. As categorias chave para análise do espaço: ponto, linha, área, rede. Categorias de implicação mútua.

Eurásia, Europa, Ásia, como surgiram os termos e com que função. Ásia=sol nascente e Europa = sol poente. O “Jipenguo” / país do sol nascente em língua chinesa para o Japão (Cipango, Jepang, Japan, Japão). Do Este/ Oeste para a Europa/Ásia – Gregos / Persas em Heródoto de Halicarnasso (s. V a. c.). A oposição/linha de fronteira entre as áreas Europa-Ásia: cosmopolitismo (cidade/lei versus Império/despótico), religião (politeísmo-versus monoteísmo zoroatrismo/mazda), civilidade (individual versus unidade/grupo). A interdependência linha/fronteira e área: as fronteiras Europa/Ásia do Jordão e do Volga aos Urais e à Eurásia. Ao espelho da identidade/diferença – Nós /outros e a simplificação/falsificação destes processos de oposição/exclusão.


Fundamentos de Espaçotempo Humano

1 Outubro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 4


                                                                                                          

 

Considerações sobre a bibliografia do programa, parte II e III, e destaque para obras de Angus Maddison, T. Khanna, H. Nakamura, Ha-Joon Chang, Wang Hui. O espaçotempo como coordenadas da realidade e relação de posição/sucessão. Relações transformativas e hierárquicas. Os indivíduos e as sociedades, as economias e as culturas são espaçotempo incorporado e estratigráfico (muitas vezes de forma inconsciente). As categorias de análise espacial: Ponto, Linha, Área, Rede. Elementos sobre a conceção tradicional chinesa de espaço: Centro e quatro direções (Sul, Este, Norte, Oeste). O ponto/área como Centro: Zhōngguo/região central (China), Madhyadesha = região central (Índia em Sânscrito), Mediterraneus = Centro da Terra (Roma). O espaço como ordem de relacionamentos de posição. Relações hierárquicas e transformativas diferenciais fundam os espaços / lugares: Norte/Sul e Cartografias.


Trabalhos e Bibliografia

29 Setembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

Aula 3

 

“… a liberdade económica é condição para qualquer outra liberdade…” (F. Von Hayek, 1943)

Indicação de regras práticas para trabalhos de grupo: temas e problemas, estado da questão e delimitar/apurar de objeto e de objetivo. O limite do tempo disponível no semestre e a busca das relações entre as verdades parciais em conflito, consenso, concordância. Temas possíveis de trabalho: (1) Ciências Sociais Asiáticas (s. XX-XXI): caminhos disciplinares na China, Índia, Japão; (2) As lógicas dos Estudos Asiáticos (S. XX-XXI): Instituições e programas nos U. Unidos, Europa, Ásia; (3) A Ásia Global dos finais do S. XX a 2015: China, Índia, Japão nas economia, sociedade, cultura e política Globais. Exemplos de problemáticas a escolher e os suportes digital e de papel.

Apresentação comentada da bibliografia essencial do programa na parte I: os destaques para estudos de A. Chan, Amartya Sem, Jack Goody, Richard Nisbet, etc.


Informação e regras de avaliação

24 Setembro 2015, 10:00 Luís Filipe Sousa Barreto

 

A perspetiva plural e integrativa dos Estudos Asiáticos acentuando temas e problemas das Ásias do Sul, Oriental, Sueste, Islão Asiático e relações Eurasiáticas. O objetivo é o de conhecimento por via combinada de C. Sociais e Humanidades como história, sociologia, antropologia, economia, psicologias, geografia, relações internacionais e línguas.

As regras de avaliação: Teste individual, trabalho de grupo e assiduidade/participação. O interesse próprio na assiduidade, recolha e resumo da formação e informação transmitidas e no diálogo.

Bibliografia complementar sobre histórias da Ásia e da Ásia Oriental, Geografias da Ásia e passado e presente ambiental da China.