Sumários

Continuação do estudo do romance O Monte dos Vendavais; entrega do segundo teste

29 Novembro 2016, 10:00 Serafina Martins

1 - Ainda o prefácio de Charlotte Brontë: os juízos morais sobre a personagem de Heathcliff; a este propósito, foi verificada a motivação desses juízos tendo em conta passos do romance onde se apresentam traços de carácter da personagem, mas chamou-se a atenção para o facto de este aspecto, bem como muitos outros aspectos do texto, resistirem a interpretações gerais e unívocas.

2 - Possibilidade e impossibilidade de considerar o romance como um diário; a organização da narrativa; os diferentes narradores.

3 - Entrega do segundo teste.


Continuação do estudo do romance O Monte dos Vendavais

25 Novembro 2016, 10:00 Serafina Martins


A recepção do romance no século XIX:
1 - O prefácio de Charlotte Brontë para a edição de 1850; o prefácio foi entendido como defesa da obra de Emily Brontë, tendo em conta. nomeadamente, a sua má recepção imediatamente a seguir à publicação; foram lidos excertos de recensões críticas da época e foi recomendada a consulta do livro Wuthering Heights: A Selection of Critical Essays, ed. de Miriam Allot).

Nota: O livro referido existe na Biblioteca da Faculdade de Letras.


Text analysis and interpretation

25 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Ekphasis in W. H. Auden's "Fall of Icarus". Relationship to p. Brueghel's painting of the same name.

From Vincent van Gogh's painting "Starry Night" to Anne Sexton's homonymous poem. Analysis of the painting.


Text analysis and interpretation

25 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Ekphasis in W. H. Auden's "Fall of Icarus". Relationship to p. Brueghel's painting of the same name.

From Vincent van Gogh's painting "Starry Night" to Anne Sexton's homonymous poem. Analysis of the painting.


Text analysis and interpretation

23 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

From intertextuality to intermediality. Some examples of intertextuality.
Examples of poems that rely on visual imagery: D. H. Lawrence's "Bat" and "Bare Almond Trees".
Analysis and interpretation of Frank O'Hara's "Why I am not a painter". Creativity as dynamic and metamorphic. Blurring of boundaries between literature and painting.
Reading and comment to A. S. Byatt's introduction to Portraits in Fiction. Portraits in words and portraits in painting: differences in production and in perception.