Sumários

Início do estudo do conto "Mistério", de Mário de Sá-Carneiro.

8 Novembro 2016, 10:00 Serafina Martins

Início do estudo do conto "Mistério", de Mário de Sá-Carneiro (de Céu em Fogo: Oito Novelas)

 

1 - Prévio: a noção de fantástico segundo Tzvetan Todorov (em Introdução à Literatura Fantástica): condições sine qua non para o fantástico ocorrer.

Nota: Foi recomendada, antes desta aula, a leitura do capítulo "Definição do fantástico" (do livro antes referido).

 

2 - Os conteúdos de cada capítulo do conto (com alguns exercícios de paráfrase).


Text analysis and interpretation

4 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Muriel Spark's "Author's Ghosts". Anadiplosis, asyndeton, polisyndeten, enunmeration and the difference between rhetorical question and hypophora. Some scanning exercises.


Text analysis and interpretation

4 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis and interpretation of Muriel Spark's "Author's Ghosts". Anadiplosis, asyndeton, polisyndeten, enunmeration and the difference between rhetorical question and hypophora. Some scanning exercises.


Conclusão do comentário do capítulo IX de Poética

4 Novembro 2016, 10:00 Serafina Martins

1 - Conclusão do comentário do capítulo IX de Poética.

 

1.1 - Comparação entre o que dizem Platão e Aristóteles sobre a imitação: oito grandes diferenças.

1.2 - Diferentes acepções do conceito de verosimilhança:

- verosimilhança referencial;

- verosimilhança externa (a importância das normas de género - o exemplo da tragédia);

- verosimilhança interna, ou aristotélica.


Text analysis and interpretation

2 Novembro 2016, 10:00 Isabel Maria da Cunha Rosa Fernandes

Analysis of Emily Brontë's "Tell me, tell me, smiling child".The apostrophes and their function. The importance of símiles in the poem.Scansion exercise: how the meter confirms and enlightens the reading of the poem and its dialogical nature.William Blake's "The Sick Rose". Brief introduction to Blke's work, Songs of Innocence and Songs of Experience.