Sumários
Pertença identitária, desconhecimento, lugares comuns e estereótipos relacionados com o continente africano
24 Setembro 2019, 10:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
Reflexão e discussão em torno das respostas dos alunos ao questionário da aula anterior — representações sobre "a África". "África" ou "Áfricas"?
- Sentimentos de pertença identitária e representações ideológicas.
- Desconhecimento, lugares comuns, frequentemente apresentando uma distorção (ou seja, estereótipos) acerca da realidade do continente africano. Imagens simplificadoras e generalizações abusivas sobre o presente e o passado do continente africano:
1) positivas — exotismo, inclusive abundância de recursos naturais
2) negativas — pobreza, guerra, sofrimento e o paradigma da vitimização.
A importância do relativismo face à pobreza explicativa das visões dicotómicas baseadas numa visão evolucionista da humanidade e do continente, à luz de critérios exclusivamente baseados no sistema de referências dominante no Ocidente/Norte global.
Algumas categorias de pensamento e conceitos em discussão: “raças” e racismo; África e continente africano; “África Branca” versus “África negra”; países e nações, identidades étnicas, “cultura africana” versus culturas africanas.Comentário ao Regulamento de Avaliação dos Estudantes. Redacção de um texto sobre África e a História de África
19 Setembro 2019, 10:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Consulta do Regulamento de Avaliação dos Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (ver: https://www.google.com/search?q=regulamento+geral+de+avalia%C3%A7%C3%A3o+da+flul&oq=&sourceid=chrome&ie=UTF-8) e comentários ao mesmo em questões relacionadas com a avaliação, a luta contra a prática de fraude, direitos e deveres dos alunos.
2. Redacção pelos alunos de um texto respondendo a duas perguntas: 1) O que é/representa para si a África? 2) O que sabe sobre a História de África/o que é para si a História de África? As respostas, anónimas, serão o ponto de partida para o debate da próxima aula.
Apresentação do docente e da disciplina. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação
17 Setembro 2019, 10:00 • José Augusto Nunes da Silva Horta
1. Apresentação do docente. Objectivos da disciplina.
2. Considerações sobre o funcionamento das aulas e avaliação na disciplina.
A metodologia de ensino privilegia a discussão de textos previamente colocados na plataforma moodle (E-learning) e pressupõe uma grande participação dos estudantes na análise dos autores em discussão. Os método de avaliação baseia-se em três componentes e respectivas ponderações:
a) a elaboração de um trabalho final de iniciação à interpretação de fontes para a História de África, em grupo ou individual, apresentado por escrito e oralmente (40%); data de entrega: 28 de Novembro (para o e-mail do docente e em papel)
b) a realização de um teste escrito presencial (40%); data da realização do teste: 12 de Dezembro.
c) a participação nas aulas incluindo: apresentações orais individuais ou em grupo (no mínimo de uma) e respectivas sínteses escritas (no mínimo de uma) de cerca de 3 páginas (entregues na aula posterior à discussão ou na semana posterior); comentário individual (no mínimo de um) à apresentação dos colegas; participação na discussão dos textos e das matérias; a assiduidade às aulas é indispensável e, quando inferior a 75%, entra na ponderação da nota da participação (excepto para os trabalhadores-estudantes e outros alunos com estatutos especiais) (20%).