Sumários

Indicações para a preparação do teste escrito. A articulação entre a cultura material e as fontes escritas para a História de África

30 Novembro 2017, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

1. Calendarização da apresentação dos trabalhos (a versão final foi colocada na plataforma). Indicações para a preparação do teste escrito.



2. A articulação entre a cultura material e as fontes escritas para a História de África: estudo de um tema da iconografia dos marfins sapi da "Serra Leoa" dos séculos XVI e XVII.


Ausência do docente (mobilidade de curta duração)

28 Novembro 2017, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Ausência do docente (mobilidade de curta duração)


Conclusão da matéria sobre a Arqueologia. As possibilidades da Linguística Histórica para a construção da História de África

23 Novembro 2017, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Conclusão da matéria sobre a Arqueologia. As cautelas a ter na definição de cronologias a partir da Arqueologia: estudo de caso sobre a Idade do Ferro no Níger apresentado por Susan Macintosh.Análise de um estudo de caso por Susan Macintosh



A Linguística Histórica e o seu contributo para a construção da História de África segundo Christopher Ehret: a definição de uma estratigrafia linguística; as palavras com artefactos históricos — as palavras tomadas de empréstimo entre línguas distintas como evidência de transformações históricas. O Nilo-Sariano como estudo de caso. A complementaridade entre a evidência historico-linguística, arqueologia e fontes escritas. A importância da Linguística Histórica para estudar épocas em que as fontes escritas são inexistentes ou escassas.


As fontes orais (conclusão). A Arqueologia de África

21 Novembro 2017, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Conclusão da análise do capítulo de Barbara Cooper — os debates em torno do uso da tradição oral  e da história oral como metodologias para a História de África; o carácter performativo e poético das fontes orais; os métodos da entrevista na história oral;  a importância da interdisciplinaridade.
A importância da arqueologia na História de África. Análise do texto de Pierre de Maret: as correntes da Arqueologia; os pontos favoráveis e as dificuldades da Arqueologia; a complementaridade entre História e Arqueologia e a definição de Arqueologia histórica. 


Os problemas metodológicos da recolha e interpretação da tradição oral. A distinção entre tradição oral e história oral

16 Novembro 2017, 16:00 José Augusto Nunes da Silva Horta

Conclusão do comentário ao texto de David Henige, "Oral Tradition as a Means of Reconstructing the Past".Os problemas metodológicos da recolha e interpretação da tradição oral: o acesso às fontes recolhidas por outros; a mediação do intérprete; as formas de recompensar o informante; a opção pela entrevista individual ou colectiva; performance  e improvisação versus rigor da transmissão; revisão crítica das fontes anteriormente recolhidas; o feedback das fontes escritas; limites e possibilidades da cronologia; o uso das fontes orais para períodos recentes; as condições metodológicas para aceitar as tradições orais como fontes históricas. 

A distinção entre a recolha da tradição oral e a prática da história oral. Início do comentário a Barbara Cooper, "Oral sources and the Challenge of African History".