Sumários

Apresentação e discussão de trabalhos

25 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

Catarina Lopes Torrão, 'Túmulo de Humayun'

Inês Filipa Botequim Nunes, 'Taj Mahal'
Soraia Maria Pina Francisco, 'Akbar o Grande'



A Ásia do Sul após 1947

20 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

O devir histórico dos três países surgidos na Ásia do Sul após 1947 e os seus destinos desde então. Apresentação de trabalhos:

Carolina Simões, "O nacionalismo na Índia: os limites da ideologia hindutva";
Marta Caldeira, "Suthiya Say Baba".


Do 'Quit India' até à partição e independência (1942-1947)

18 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

O movimento 'Quit India' (1942) não conseguiu desalojar os britânicos da Índia e até ao fim da II Guerra Mundial os líderes do Congresso ficaram presos (Gandhi foi libertado antes por razões humanitárias), mas o conflito bélico mundial mostrou a fraqueza dos império europeus, que saíram exaustos do conflito e não conseguiram fazer face aos movimentos nacionalistas nas suas colónias asiáticas. Mau grado as tentativas britânicas de fazer voltar ao 'status quo ante' 1939, nada volta ao mesmo pois as reivindicações são diferentes e o comunalismo vai impedir a transição para uma Índia independente una (visível desde 1945-46 nas conferências de Simla), pelo que o Reino Unido decide retirar-se do subcontinente dando lugar a dois países independentes: a Índia e o Paquistão.


A desobediência civil e a luta política 1930-1942

13 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

O Relatório Nehru (1929) desloca para o lado britânico a iniciativa com a realização de uma ronde de conferências em Londres entre 1930 e 1932, tendo em vista dar uma solução constitucional à Índia, enquanto Gandhi tenta negociar em Delhi um novo relacionamento apôs ter confundido a Grã-Bretanha com a sua Marcha do Sal. Apesar de nada de concreto ter saído das conferências de Londres, os britânicos acabam por promulgar uma nova legislação em 1935 que pretende fazer entrar os nacionalistas indianos na política para os melhor controlar, aproveitando as divisões comunitárias e internas existentes no seu campo (Gandhi está preso em 1934). Os nacionalistas aceitam o jogo britânico e participam nas eleições de 1937, de onde emerge vitoriosa o CNI, que forma a maioria dos governos provinciais. A declaração de guerra em 1939, sem consultar os indianos, leva estes a exigir um esclarecimento dos britânicos quanto à data de auto-governo, mas perante a resposta vaga saem do governo. Em 1942, sem ilusões quanto à falta de resposta britânica, mesmo após a missão Cripps, o Congresso lança o movimento de desobediência civil conhecido como 'Quit India', que lança o país no caos e os seus líderes na prisão.


A ascensão do nacionalismo na Índia: das reivindicações à desobediência civil (1919-1929)

11 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

No seguimento da I Guerra Mundial a Índia esperou que a Grã-Bretanha se decidisse a conceder o estatuto de 'Domínio', ou seja os indianos finalmente alcançavam o almejado swaraj, mas o livro branco com as recomendações da comissão Montagu-Chelmsford caíram num impasse, em larga medida causada pela Lei Rawlatt (1919), que continuava com as medidas de controlo e repressão introduzidas com a guerra. Na contestação que se seguiu, com o episódio do massacre de Amritsar, os ânimos exaltam-se e a luta nacionalista que se segue consegue unir o Congresso (com Gandhi a comandar os acontecimentos) e o o movimento Khilafat, mas após um êxito inicial em 1920-22, o ímpeto perdeu-se e em 1923 estava num impasse. O resto da década de 1920 vai ser marcada pelos constantes desafios lançados por Gandhi de desobediência civil e resistência não-violenta que desconcerta os britânicos, mas verifica-se um crescente comunalismo na luta nacionalista que a Grã-Bretanha usa para lançar muçulmanos contra hindus. O fim do decénio foi marcado pela violência política e sindical, terminando com o Relatório Nehru, com a proposta de uma constituição para uma Índia unida que lança as bases do debate para os anos 30.