Sumários

Do apogeu do Raj às primeiras acções de desobediência civil (1905-1922)

6 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

A coroação de Jorge V no Durbar de Delhi em 1911 foi o apogeu do poder britânico na Índia, mas não resolveu os problemas de fundo no tocante às reivindicações nacionalistas de auto-governo, que o estalar da I Guerra Mundial adiou momentaneamente, na esperança indiana que os sacrifícios e auxílio humano e material ao esforço de guerra do Reino Unido fosse recompensado. A resposta inicial do relatório Montagu-Chelmsford de 1919 abria possibilidades no sentido de se cumprir o desejo indiano de se tornarem num 'Dominion', mas a tergiversação britânica (com os sectores mais conservadores a imporem a Lei Rowlatt em 1919 para controlar a contestação nacionalista com leis preventivas draconianas) vai ser posta em causa por um novo actor na cena indiana, Gandhi, um advogado temperado na luta pelos direitos políticos e sociais na África de Sul. Os acontecimentos de 1920-22 (movimento Khilafat e o a primeira resistência passiva encenada por Gandhi) vão mudar a cena política indiana e marcar a década que se seguiu.


O crescimento do nacionalismo indiano e o apogeu do Raj (1885-1911)

4 Maio 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

As fomes no sul da Índia puseram em causa a justificação britânica de governar o país, pois mostraram-se incapazes de as impedir e de as resolver. Após 1885, com a criação do Congresso Nacional Indiano, nasce um movimento reivindicativo com uma agenda política, económica, social e cultural que se dirige num primeiro momento à elite anglófila e anglófona que o dirige, mas que progressivamente procura incluir fatias mais desfavorecidas da população indiana. Os britânicos continuam com a sua política de modernização, que acaba por atrair a reacção contrária de certos sectores nacionalistas mais radicalizados, que desemboca numa contestação durante a nova divisão administrativa do Bengala em 1905, com o aparecimento do movimento swadeshi que contesta pela primeira vez com eficácia o poder britânico. O Raj vê-se obrigado a responder agradando a hindus e a muçulmanos sem o conseguir totalmente. Apesar disso em 1911, com a criação de Jorge V como imperador da Índia no Durbar de Delhi, o Raj atingiu o seu apogeu, sem contudo dar uma resposta ao desejo de auto-governo manifestado pelos indianos, deixando arrastar o assunto até à eclosão da I Guerra Mundial.


A construção do Estado colonial na Índia 1858-1885

29 Abril 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

No seguimento da repressão da Revolta dos Cipaios de 1857, a Coroa britânica toma conta dos destinos da Índia e começa a erguer uma nova estrutura política, económica, social e cultural que vai dar lugar ao Raj, cujo momento máximo ocorre em 1877 com a criação da rainha Vitória como imperatriz no Durbar de Delhi. Todavia, a sociedade indiana começa a reagir e esboça um novo discurso nacionalista como reflexo das mudanças operadas a partir de 1871-72 em resultado do primeiro censo levado a cabo na Índia.


A ‘Revolta dos Cipaios’ e a fundação do Raj (1857-1858)

27 Abril 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

A 'Revolta dos Cipaios' em 1857 precipitou o fim do edifício construído pela East India Company na Índia desde 1757 e surgiu como reacção às políticas de modernização introduzidas pelos britânicos desde 1800, as quais abalaram as suas relações e ligações com os indianos, ao ponto de levar à eclosão de focos disseminados de contestação armada ao poder britânico no subcontinente.


Índia: debates em torno da modernidade ca. 1780-1857

22 Abril 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

O impacto da hegemonia britânica na Índia fez-se sentir de dois lados, do britânico trouxe uma nova perspectiva e uma nova agenda política, social e cultural de reforma (para 'modernizar' a Índia e libertá-la dos seus atavismos, sobretudo religiosos e sociais); enquanto do outro lado, hindus e muçulmanos tiveram uma resposta diversificada, embora todas passassem pela educação, de modo a responder à dinâmica introduzida pela 'modernidade' em solo indiano.