Sumários

Conversa sobre o tema:«Que horas são ?» e Estudo de um texto suaíli

2 Dezembro 2015, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa incidiu sobre o tema:« Ni saa ngapi ? »( Que horas são ? ). Ensinou-se o modo de indicar as horas em suaíli. Aqui o dia começa às 6 horas de manhã. Para indicar as horas em suaíli, é preciso contar de 1 até 12. A meia hora é «nusu », o quarto de hora é «robo » e o minuto é «dakika ». Os alunos aprenderam a dizer essas horas.

-Em seguida foi lido o texto suaíli:«Wanafunzi »( Os alunos ). Explicaram-se o vocabulário e as estruturas gramaticais para facilitar a compreensão o texto. Segundo o conteúdo do texto, os alunos acordam às 6 horas de manhã, tomam o pequeno-almoço às 7 horas, entram na sala de aula às 8 horas, estudam até às 12 horas e tomam o almoço. Descansam durante uma hora, retomam as aulas às 13 horas, estudam até às 14 horas e descansam durante 10 minutos.


 
   


Tema:« A contagem » e Tradução do texto:«Um fim-de-semana em casa »

27 Novembro 2015, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na contagem, foi ensinada a maneira de contar em suaíli. De 1 a 10: moja, mbili, tatu, nne, tano, sita, saba, nane, tisa, kumi. De 11 a 19, acrescentam ao número 10 «kumi » as unidades. De 20 a 100: ishirini, thelathini, arobaini, hamsini, sitini, sabini, themanini, tisini, mia. De 100 a 1.000 (elfu ), multiplica-se o número 100 «mia » pelas unidades: mia moja, mia mbili, mia tatu, mia nne, mia tano, mia sita, mia saba, mia nane, mia tisa, elfu. De 1.000 a 10. 000, multiplica-se o número 1.000 « elfu » pelas unidades. Os alunos repetiram estes números para os dominar.

-Depois foi traduzido pelos alunos para suaíli  o texto português:«Um fim-de-semana em casa ».

    


Conversa sobre o tema:«O que é que fazes ?» e Conjugação no tempo passado

25 Novembro 2015, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa suaíli foi feita à volta do tema. «O que é que fazes ?».À pergunta:« Depois de acordar, o que é que fazes ?», o interlocutor responde:« Tomo banho, visto-me, tomo o pequeno-almoço, vou para escola, estudo ». Os alunos repetiram este diálogo para o dominar.

-Relativamente à conjugação, o tempo passado é de três tipos. O pasado recente tem a marca -ME- e exprime uma acção feita desde pouco tempo. O passado afastado tem a marca -LI- e exprime uma acção feita num tempo passado, acção completamente concluida. O passado narrativo tem a marca -KA- e usa-se num discurso narrativo. Situa a narração no momento passado. Depois de conjugar os verbos no passado, os alunos formaram frases com o passado.   


Primeiro teste da língua suaíli 1

20 Novembro 2015, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

O primeiro teste da língua suaíli compreendeu quatro perguntas que são:


     1.Conjugue o verbo « KUWA  NA »( Ter, Haver ) no presente do indicativo, forma negativa, e enoncie a regra.

     2.Mostre como as palavras se distinguem na língua suaíli ( ex. )

     3.Tradução de um texto português para suaíli.

     4.Comente três das datas importantes da história da língua suaíli.


Conversa sobre o tema:«Quem é ele ?» e estudo do texto:«Nairobi »

18 Novembro 2015, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:« Quem é ele ?. Tratou-se de aprender a maneira de fazer a apresentação de uma pessoa. Por exemplo:« O Pedro  é americano; ele  vem da cidade de Washington. É professor e ensina a ciência e a aritmética. Trabalha em Dar-es-Salaam, na escola de Vawa ». Os alunos repetiram as formas de apresentação para as dominar.

-Em seguida, o texto suaíli:« Nairobi » foi lido pelos alunos. Estes esforçaram-se a compreender sozinhos o conteúdo do texto. A explicação das estruraras gramaticais foi feita para permitir uma maior compreensão aos alunos.