Sumários

Conversa sobre o tema:«Qual é a data de hoje ?» e Audição dos textos no CD nº 1

20 Dezembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O tema da conversa foi este:«Qual é a data de hoje ?». Os alunos aprenderam a pronunciar os meses em suaíli que são: «januari, februari, machi, aprili, mei, juni, julai, agosti, septemba, oktoba, novemba, desemba ». Também aprenderam a fazer em suaíli estas perguntas:«Qual é a data de hoje ?, Qual foi a data de ontem ?, Qual será a data de amanhã ?» e a dar estas respostasa: «Hoje é dia 22 de dezembro de 2017; Ontem foi dia 21 de abril de 2017 ;

Amanhã será dia 23 de agosto de 2017 ». Repetiram esas perguntas e respostas.
-Em seguida os alunos ouviram no CD nº 2 todos os textos já estudados. Repetiram as suas frases e exercitaram-se a dar a sua tradução portuguesa durante a audição.   


Conversa sobre o tema:« Os dias da semana » e Estudo do texto:« Ndege »

15 Dezembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na conversa, os alunos aprenderam a dizer em suaíli « os Dias da semana »: jumatatu (segunda-feira), jumanne ( terça-feira), jumatano( quarta-feira), alhamisi (quinta-feira), ijumaa(sexta-feira ), jumamosi (sábado ), jumapili ( domingo ). Aprenderam também a perguntar: « Que dia é hoje ?, Que dia foi ontem ?, Que dia será amanhã ? » e a reponder:« Hoje é sábado, Ontem foi sexta-feira, Amanhã será domingo ».  

-Em seguida a leitura do texto suaíli:« Ndege »( O avião ) foi feita pelos alunos. A explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais seguiu-se, assim como a tradução portuguesa do texto. No seu  conteúdo, o texto indica as horas às quais o avião nº 35 sai de New York, Chicago, Kansas City, e chega em Chicago, Kansas City, Albuquerque. 


Conversa sobre o tema:«Que horas são ?» e Estudo do texto:«Wanafunzi »

13 Dezembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema:«Que horas são ?».Os alunos aprenderam a perguntar e a dizer as horas: saa moja ( 7 h ), saa mbli (8 h ), saa tatu (9 h ), saa nne (10 h ), saa tano (11 h ), saa sita (12 h ), saa saba ( 13 h ), saa nane ( 14 h ), saa tisa ( 15 h ), saa kumi ( 16 h), saa kumi na moja ( 17 h ), saa kumi na mbili ( 18 h ). Aprenderam também a exprimir a meia hora ( nusu saa ), um quarto de hora ( robo ), os minutos ( dakika ).

-Depois o texto suaíli:« Wanafunzi »( Os alunos ) foi lido pelos alunos.O vocabulário, as estruturas gramaticais foram explicados, e o texto foi traduzido para português. No seu conteúdo, o texto indica as horas às quais os alunos acordam, tomam o pequeno-almoço, vão para a sala de aula, almoçam, descansam, retomam as aulas. 


Sistema de contagem e Estudo do texto:«Mji wa Mombasa »( A cidade de Mombasa )

6 Dezembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-No sistema de contagem, estudou-se a maneira de contar na língua suaíli. De 1 a 10, os numerais são:«moja, mbili, tatu, nne, tano, sita, saba, nane, tisa, kumi ». De 11 a 19, usa-se o numeral kumi ( 10 ) mais as unidades. De 20 a 100, os numerais são: ishirini, thelathini, arobaini, hamsini, sitini, sabini, themanini, tisini, mia. De 200 a 900, usa-se o numeral  mia ( 100 ) multiplicado pelas unidades. O numeral 1000 é elfu. De 2000 a 9000, utiliza-se o numeral elfu (1000 ) multiplicado pelas unidades. O numeral 10.000 é elfu kumi e 1.000.000 é milioni.

-O texto suaíli:«Mji wa Mombasa»( A cidade de Mombasa ) foi lido pelos alunos. Seguiu-se a explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais, e traduziu-se o texto para português. No seu conteúdo, o texto indica que Mombasa fica na costa, na província de Pwani. Os povos diga e giriama moram lá. Fazem o comércio e trabalham nos barcos.   


Conversa sobre o tema:«O que é que fazes ?» e Conjugação:«Futuro »

29 Novembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:«O que é que fazes ?». Mostrou como se exprimem várias acções sucessivas. Os alunos aprenderam a responder à pergunta:«O que é que fazes ?» dizendo em suaíli:« Acordo, em seguida tomo banho, visto a roupa, tomo o pequeno-almoço, vou para escola, estudo ».Também aprenderam a dizer:«Tomo o almoço, em seguida vou ao escritório, trabalho, regresso para casa, tomo o jantar, descanso, durmo ». Repetiram essa pergunta e respostas para as dominar.

-Em relação à conjugação, o futuro tem a marca -TA-. Neste tempo, usam-se o pronome pessoal, a marca -TA-, o radical e a final. Na forma negativa, usam-se o elemento de negação -HA-, o pronome pessoal, a marca -TA-, o radical e a final. Mas na primeira pessoa do singular, utilizam-se o elemento  de negação -SI-, a marca -TA-, o radical, a final