Sumários

Conversa sobre o tema:«Formas de apresentação » e Uso do sufixo locativo -NI

18 Outubro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita à volta do tema: «Formas de apresentação ». O texto suaíli foi explicado para permitir a sua compreensão. Os alunos aprenderam o modo de perguntar em suaíli:«És europeu ( africano, americano, asiático )?», «És português ( inglês, francês, alemão, espanhol, japonês, angolano )? e o modo de responder afirmativa e negativamente: «Eu sou europeu ( africano, americano, asiático ), «Eu não sou europeu (africano, americano, asiático)), «Eu sou português( inglês, francês, alemão, espanhol, japonês, angolano)», «Eu não sou português (inglês, francês, alamão, espanhol, japonês, angolano )». 

-Na gramática, o sufixo locativo -NI acrescenta-se ao substantivo para indicar o lugar.O sufixo locativo -NI  traduz-se em português por:« em, sobre »(superfície),por «para, a, de » (direcção), por«em, dentro de »( interioridade). Os exemplos ilustraram os seus usos.  


Uso do Conectivo e Estudo do texto:«Mji wa Kisumu »

13 Outubro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O conectivo é um elemento de ligação entre duas palavras ou dois grupos de palavras. Indica a origem, a dependência, a pertência e o destino. O conectivo é constituido por um prefixo pronominal e a partícula conectival -A. Varia segundo as classes e exprime a preposição «DE» do português. Os alunos construiram frases em que apareceram os conectivos.

-O texto suaíli:«Mji wa Kisumu » foi lido pelos alunos. Seguiu-se a explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais e o texto foi traduzido para português. No conteúdo do texto, aprendeu-se que Kisumu é a capital da província de Nyanza. Fica entre Kampala e Nairobi.O povo«Wajaluo » mora perto do lago Victória. Cria vacas e pesca também. 


Uso do adjectivo qualificativo e Conversa: Formas de saudação

11 Outubro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O adjectivo qualificativo é uma palavra que se une ao substantivo para exprimir  a qualidade de um ser ou de um objecto. É constituido por um prefixo e um tema adjectival. Concorda com o substantivo precedente por meio de um prefixo idêntico. A língua suaíli  tem um número limitado de adjectivos. Os alunos construiram frases mediante adjectivos.

-A conversa em suaíli foi feita à volta de:«Formas de saudação ». Na saudação de rotina, estudou-se o modo de dizer: olá senhor ( senhora ), Quais são as novidades ?. O interlocutor responde: olá, novidades boas ou más. Na forma de saudação usada na linguagem formal, aprendeu-se a maneira de dizer: Estás bem senhor ( senhora ), Quais são as novidades de manhã, de tarde, de fim de tarde, de noite, adeus. O interlocutor responde: Estou bem, novidades boas ou máss.   


Conjugação do verbo:«Kuwa »( Ser, Estar ) no presente do indicativo e Exercício

6 Outubro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-No presente do indicativo, o verbo «Kuwa »( Ser, Estar ) toma a forma «-KO » ou «-PO ». Na sua conjugação, forma positiva, usa-se o pronome pessoal seguido do radical «-KO » ou «-PO». Na forma negativa, usam-se o elemento de negação HA-, o pronome pessoal, o radical -KO ou -PO. Mas na primeira pessoa do singular, utliza-se, o elemento de negação SI- seguido do radical -KO ou -PO-. Quando uma frase suaíli contém um atributo, a forma «NI» ( positiva ) ou «SI» ( negativa ) pode substituir o verbo «Kuwa »( Ser, Estar ) no presente do indicativo a todas as pessoas. Os exemplos ilustraram o seu uso.

-Como exercício, os alunos traduziram frases portuguesas para suaíli.


Uso do substantivo: pares de prefixos, conteúdo semântico e Exercício de formação de frases

4 Outubro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na língua suaíli, o substantivo é constituído por um prefixo nominal e um tema nominal. Os prefixos das classes nominais aparecem em pares para exprimir  o singular e o plural dos substantivos. Esses pares são estes: cl1/2 m-/wa-, cl3/4 m-/mi-, cl5/6 ji-/ma-, cl7/8 ki-/vi-, cl9/10 N-/N-, cl11/10 u-/N-. Os subatantivos agrupam-se nas classes nominais segundo o seu conteúdo semântico. Assim classes 1/2: seres humanos e seres personificados; classes 3/4 :plantas, partes do corpo humano e coisas que se estendem e certos objectos; classes 5/6: partes do corpo humanos que aparecem em pares, profissões, frutas; classes 7/8: objectos usuais e partes do corpo humano; classes 9/10: animais e substantivos que não mudam no plural; classes 11/10: partes do corpo humano e certos objectos; classe 14: substantivos abstractos; classe 15: infinitivos.

-Como exercício, os alunos construiram frases em suaíli por meio de algumas palavras.