Sumários

As classes nominais, os prefixos e os tipos de palavras

29 Setembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

O suaíli é uma língua de classes nominais. O que significa que tem treze classes nominais. Estas são categorias morfológicas em que as palavras se distribuem por meio de prefixos. O prefixo é o sinal da classe. Distinguem-se três principais formas gramaticais segundo os tipos de prefixos. As formas nominais tomam um prefixo nominal e são: o substantivo, o adjectivo, o locativo e o infinitivo. As formas pronominais têm um pronome pronominal e são: o possessivo, o conectivo, o numeral, o demonstrativo, o indefinido e o interrogativo. As formas verbais tomam um prefixo verbal e são os verbos conjugados. Mas existem formas invariáveis que não têm prefixos. São o advérbio, a preposição e a conjunção. As formas pronominais e verbais concordam com o substantivo mediante um prefixo da mesma classe ou da classe diferente. A lista das classes nominais e dos prefixos nominais foi apresentada.   


Tipos de sílaba e Conjugação no presente do indicativo

27 Setembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na língua suaíli, a sílaba está aberta, isto é, acaba  em vogal. Os tipos silábicos em suaíli são os seguintes: Vogal (V), Consoante vogal (CV), Semivogal vogal (SV) ,Consoante, semivogal, vogal (CSV ), Consoante nasal, consoante oral, vogal (NCV), Consoante nasal, consoante oral, semivogal, vogal (NCSV ). Contudo existe em suaíli uma consoante nasal silábica: m- (classe 1,3), n- (classe 9, 10). Os exemplos ilustraram esses tipos silábicos.

-Para conjugar os verbos suaíli no presente do indicativo,forma positiva, substitui-se o prefixo Ku- do infinitivo pelo pronome pessoal e acrescentam-se a marca -NA-, o radical e a vogal final. Na forma negativa, usam-se o elemento de negação HA-, o pronome pessoal, o radical, a vogal final -I que substitui a vogal final -A do infinitivo. Mas na primeira pessoa do singular, usam-se o elemento de negação SI-, o radical, a vogal final -I que substitui a vogal final -A do infinitivo. Os alunos exercitaram-se a conjugar os verbos no presente do indicativo.      


Obras escritas em suaíli, classificação linguística e Pronúncia dos sons do suaíli.

22 Setembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Relativamente às obras escritas em suaíli, o viajante árabe Al-Masudi registou as primeiras palavras suaíli em 956. Outras referências sobre o suaíli foram feitas por Al-Idrisi em 1154 e por Ibn-Battuta em 1352. O mais antigo poema suaíli apareceu no século XVII. Nos séculos XVIII e XIX, desenvolveu-se uma literatura escrita e oral do suaíli. Na literatura suaíli moderna, encontram-se obras originais do suaíli ( romances, poemas, peças de teatro) e traduções de grandes obras da literatura mundial. 

-Na classificação de Guthrie, M., o suaíli tem a sigla G42 e na de Greenberg, J. o suaíli situa-se na família Congo-Kordofan.
-Exercitou-se a pronunciar os sons da língua suaíli: 5 vogais, 2 semivogais e 23 consoantes. Explicaram-se também o acento de intensidade e a quantidade que caracterizam as palavras da língua suaíli. 


Apresentação do programa e origem, expansão da língua suaíli

20 Setembro 2017, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O programa do Suaíli 1 é constituido por: objectivos, conteúdos e bibliografia. Os objectivos são estes: explicar a história da língua suaíli, as noções gramaticais básicas e os textos suaíli, conversa em suaíli, audição do CD nº 1. Na introdução, estudarão a origem e a expansão do suaíli, as obras escritas em suaíli, a classificação linguística do suaíl. Na gramática, explicarão os sons, as classes nominais, o plural dos substantivos, a concordância dos adjectivos, o locativo -NI, o conectivo, os tempos presente, passado e futuro. Os temas da conversa serão desenvolvidos. As conversas suaíli do CD nº 1 serão ouvidas, traduzidas e repetidas. Os textos suaíli serão lidos, analisados para a sua compreensão.

-Em relação à origem do suaíli, este nasceu na costa leste da África por volta do século X d.c. Houve uma longa aculturação dos povos bantu da costa com os comerciantes árabes imigrados nessa região. Por isso, a língua suaíli formou-se de elementos linguísticos do árabe, de línguas bantu e de outras línguas estrangeiras. No final do século XVIII, os esclavagistas árabes penetraram no interior do continento africacano e expandiram a língua suaíli até a África central.