Sumários

Obras escritas em suaíl e Conjugação: presente do indicativo

21 Setembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O viajante árabe Al-Masudi  registou as primeiras palavras da língua suaíli no seu relatório de viagem escrito em 956.Outras referências sobre o suaíli foram feitas pelo árabe Al-Idrisi no seu livro de 1154. O viajante Ibn Batuta referiu-se também à língua suaíli num livro escrito em 1352. O mais antigo poema escrito em suaíli apareceu no século XVII. Nos séculos XVIII e XIX desenvolveu-se uma rica literatura escrita em suaíli.Surgiu também um repertório de dados da literatura oral. Na literatura suaíli moderna, há várias obras originais em suaíli: romances, poemas, peças de teatro.   

-No presente do indicativo, o verbo comporta: o pronome pessoal, a marca -NA-, o radical e a vogal final. Na forma negativa, o verbo contém: o negativo HA-, o pronome pesoal, o radical e a vogal final -I. Na primeira pessoa do singular, usam-se o negativo SI-, o radical, a vogal final -I. Os verbos foram conjugados neste tempo verbal.  


Apresentação do Programa e origem, expansão da língua suaíli

19 Setembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O programa da cadeira contém os objectivos, os conteúdos e a bibliografia. Os objectivos são: explicar a história do suaíli; explicar as noções gramaticais básicas; ler e compreender textos suaíli; familiarizar à conversa; audição do CD no 1.

-A língua suaíli nasceu na Costa leste de África por cerca do século X desta era. A sua formação resultou de uma longa aculturação dos povos bantu da Costa com os comerciantes árabes imigrados naquela região. Assim o suaíli formou-se a partir de elementos linguísticos tomados sobretudo do árabe e também de línguas bantu locais. No final do século XVIII, a língua suaíli expandiu até ao centro do continento africano, seguindo os caminhos dos esclavagistas árabes.