Sumários

Conversa sobre o tema:«Que horas são ?» e Estudo de texto:« Wanafunzi ».

5 Dezembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Com o tema:«Que horas são ?», estudou-se a maneira de indicar as horas em suaíli. A partir dàs 7 horas, é preciso contar de 1 até 12 em suaíli.: 7 h (saa moja ), 8 h (saa mibli ), 9 h(saa tatu ), 10 h( saa nne), 11 h( saa tano), 12 h( saa  sita), 1 h( saa saba ), 2 h( saa nane), 3 h( saa tisa ), 4 h( saa kumi ), 5 h( saa kumi na moja ), 6 h ( saa kumi na mbili ). Nusu é meia hora, robo é quarto de hora, dakika é minuto.

-O texto suaíli:« Wanafunzi »(Os alunos ) foi lido pelos alunos.Seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais que permitiu a compreensão do texto e a sua tradução portuguesa. No seu conteúdo, o texto indica a hora em que os alunos acordaram, tomaram o pequeno-almoço, entraram na sala de aula, estudaram, almoçaram, descansaram, retomaram as aulas.    


Audição no CD n 1 do texto:« Njiani »( No caminho ) e Tradução de um texto português

30 Novembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli:« Njiani »( No caminho ) foi lido pelos alunos.Seguiu-se a explicação do vocabulário, das estruturas gramaticais para a compreensão do conteúdo e a tradução portuguesa do texto. Num diálogo, um casal  perguntou o outro casal onde ia, disse que ele ia para o hospital porque uma criança estava doente, a criança era menina, e perguntou se ele era inglês. O outro casal deu os esclarecimentos pedidos. Os alunos ouviram o mesmo texto no CD n 1 e repetiram as suas frases.

-Em seguido, o texto português: «Uma viagem » foi traduzido para suaíli pelos alunos.


Convera sobre o tema:« Qual é esse número ?» e Verbos «Kuwa »(ser, estar ) no passado

28 Novembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na conserva, aprendeu-se a contagem em suaíli, isto é, a maneira de contar de 1 (moja ) até 10( kumi ). De 11 até 19, acrescentam-se  a 10 (kumi ) as unidades. Aprenderam os números 20, 30, 40,50, 60,70, 80, 90, 100. De 100 até 900, multiplica-se 100 pelas unidades: 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800, 900. Conta-se da mesma maneira de 1000 até 9000.

-Na conjugação, o verbo «Kuwa »( ser, estar) toma a marca -ME- no passado recente, a marca -LI- no passado afastado e a marca -KA- no passado narrativo. A sua conjugação é regular na forma positiva e negativa. 


Conversa sobre o tema:«O que é que fazes ?» e Estudo do texto:«Mji wa Mombasa »

23 Novembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu sobre o tema:« O que é que fazes ?» que mostrou como se exprimia uma sucessão de acções nesta língua. O texto da conversa foi explicado  e traduzido para português. Os alunos aprenderam a perguntar:« O que é que fazes ? » e a responder:« Acordo, tomo banho, visto-me, tomo o pequeno-almoço, vou para escola, estudo ». Aprenderam também a rsponder:«Tomo o almoço, vou ao escritório, trabalho, regresso para casa, tomo o jantar, descanso, durmo ». 

-Depois da leitura do texto suaíli:« Mji wa Mombasa»( A cidade de Mombasa ) pelos alunos, seguiu-se a sua explicação e a sua tradução portuguesa. O texto relata que a cidade de Mombasa fica na costa, na província de Pwani. Os Digo, os Giriama e as pessoas vindas do interior do continente moram em Mombasa. Eles fazem o comércio e trabalham nos barcos.   


Conjugação: o tempo passado e Tradução de um texto português

21 Novembro 2018, 10:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A língua suaíli tem três tipos de passado. O passado recente apresenta a marca -ME- que exprime uma acção feita desde pouco tempo enquanto o passado afastado tem a marca -LI- que indica uma acção feita num momento passado, acção completamente concluida. O passado narrativo apresenta a marca -KA- que se usa num discurso narrativo e situa a narração no momento passado. O verbo «kuimba »( cantar ) foi conjugado no passado recente, afastado e narrativo, na forma positiva e negativa. Os alunos construiram frases com o tempo passado.

-Como exercício, o texto português:« Uma decisão » foi traduzido  para suaíli pelos alunos.