Sumários

Conversa sobre o tema:«O autocarro » e Audição dos textos no CD nº 2

20 Dezembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli incidiu  sobre o tema:«O autocarro ». O texto da conversa foi explicado e traduzido para português. Segundo o conteúdo do texto, um indivíduo chegou à estação de autocarros e perguntou se havia um autocarro para Nairobi, o preço do bilhete da ida e o da bagagem, a hora da partida do autocarro, o lugar do embarque, a hora da chegada e o lugar do desembarque. O interlocutor respondeu a essas perguntas. A aluna e o professor repetiram esse diálogo. 

-Depois procedeu-se à audição no CD nº 2 de todos os  textos suaíli já estudados. A aluna repetiu as suas frases e a sua tradução portuguesa.


Morfemas verbais: final, pós-final e Exercício de reconstitução de um texto

15 Dezembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na posição final do verbo, aparecem quatro vogais na língua suaíli a saber: -a, -i, -e, -e. Mas o suaíli tem duas vogais finais especiais que são: -i do verbo no presente do indicativo, forma negativa e a vogal -e do verbo no conjuntivo presente. Na posição pós-final aparece o sufixo pronominal que corresponde ao pronome relativo. Exerce as funções de sujeito, complemento de objecto e adjunto adverbial com o valor locativo. Traduz-se em português por:« que, quem, onde ». A sua forma é -ye na classe 1 e tem a estrutura  PP-O noutras classes.Os exemplos ilustraram o seu uso.

-Como exercício, a aluna fez a reconstrução de um texto suaíli, preenchendo os espaços vazios por elementos que faltam. 


Conversa sobre o tema:«Interesses » e Estudo do texto:« Mgonjwa »( O doente )

13 Dezembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O texto suaíli da conversa:«Interesses » foi lido pela aluna. Esta aprendeu a fazer a pergunta:« O que gostas de fazer ? » e a reponder: «Gosto de dançar ( ver o filme, jogar cartas, ler, cantar, viajar, ver a televisão )». Também a perguntar:« O que fazes depois do trabalho ?» e a responder: « Aprendo a dançar ( nadar, conduzir o carro )».

-Em seguida a leitura do texto suaíli:« Mgonjwa »( O doente ) foi feita pela aluna. Esta esforçou-se a analisar sozinha o vocabulário, as estruturas gramaticais, e conseguiu traduzir o texto para português. Segundo o conteúdo do texto, o Bakari perguntou sobre o estado da saúde de Asha. O Ali respondeu que a Asha esteve doente, tinha febre, sofria no dorso, cabeça. O médico deu-lhe o medicamento de beber e untar, deu-lhe a injecção.Agora está bem mas ainda não tem força suficiente.    


Morfemas verbais: radical, extensão e Composição sobre o tema:«A justiça »

6 Dezembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O radical é um morfema invariável que contém o significado lexical do verbo. É o núcleo à volta do qual se aglutinam outros morfemas verbais. Tem diferentes estruturas: CVC, CV, VC, C, V. A extensão é um morfema derivativo com conteúdo semântico próprio. Acrescenta ao verbo um sentido suplementar. As extensões são de vários tipos: extensão aplicativa -i-, extensão causativa -ish-, extensão recíproca -an-, extensão estativa -ik-, extensão passiva -w-, extensão reversiva -u-, -uk-. Os exemplos ilustraram o seu uso.

-Em seguida a aluna escreveu em suaíli uma composição de 15 linhas sobre o tema:« A justiça ». 


Conversa sobre o tema:«Lavar a roupa » e Composição sobre o tema:«O vestuário »

29 Novembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-A conversa em suaíli foi feita sobre o tema:«Lavar a roupa ».Depois da leitura do texto da conversa, a aluna analisou-o e fez a sua tradução para português. Nessa conversa, um indivíduo perguntou ao outro se queria lavar a roupa, mostrou-o o tanque, também perguntou se queria passar a ferro, entregou-o o ferro de engomar. O interlocutor respondeu a essas perguntas. A aluna e o professor repetiram o diálogo.  

-Em seguida a aluna escreveu na língua suaíli uma composição de 15 linhas sobre o tema:« O vestuário ».