Sumários

Estudo do texto: «Chumba cha kulia »( A sala de jantar )

29 Setembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

O texto suaíli:«Chumba cha kulia »( A sala de jantar ) foi lida pela aluna. Seguiu-se a explicação do vocabulário e das estruturas gramaticais para permitir a compreensão do texto. Foi feita também a sua tradução portuguesa. Segundo o conteúdo do texto, os pais e os seus dois filhos estão a comer na sala de jantar. Vêm da África de leste e vivem em New York. Os pais trabalham em Manhattan. Há muitas comidas na meza: frango, arroz, legumes, batatas, pão e frutas. Não há carne nem peixe. Há bebidas: chá, café, leite. Também há utensílios: copos, pratos, facas, colhers e garfos. Os filhos bebem o sumo de laranja enquanto os pais bebem o café. Eles utilizam esses utensílios mas os cidadãos suaíli  gostam de usar a mão para comer e não as mãos. Os pais e os filhos conversam comendo.


Conjugação: conjuntivo presente e Traduão

27 Setembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Para conjugar os verbos suaíli no conjuntivo presente, forma positiva, usam-se o pronome pessoal, o radical e a vogal final -E  que substitui a vogal final -A do infinitivo. Na forma negativa, utilizam-se o pronome pessoal, o elemento de negação -SI-, o radical e a vogal final -E. Em relação aos seus usos, o conjuntivo presente utliza-se na oração subordinada para exprimir a finalidade. Também usa-se depois das palavras que exprimem a necessidade ou a obrigação, como: lazima ( é necessário ), afadhali (é melhor ), sharti ( é obrigatório ). Enfim utiliza-se depois dos verbos de recusa ou de proibição, como: kukataa ( recusar ), kukataza ( proibir ), kuzuia ( impedir ). A aluna construiu frases para ilustrar estes usos.

-Em seguida a aluna fez um exercício de tradução de frases portuguesas para suaíli.    


Revisão da matéria da Língua Suaíli 1 ( Continuação )

22 Setembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

A revisão incidiu sobre as classes nominais em que os substantivos entram mediante prefixos, o plural dos substantivos que se faz por prefixos, a concordância dos adjectivos, o uso dos possessivos, os numerais que são de quatro tipos: numeral cardinal, absoluto, ordinal e multiplicativo, os demonstrativos que são de três tipos: demonstrativo de proximidade, de afastamento e de referência, o uso dos indefinidos e dos interrogativos. Foram repetidos os temas da conversa, como: os cumprimentos, a identidade, o nome, a língua, o país, a contagem, as horas, os dias da semana, os meses, as datas as cores. 


Apresentação do programa e revisão da matéria do 1º ano

20 Setembro 2017, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O programa do Suaíli III contem os objectivos, os conteúdos e a bibliografia. Os objectivos são: explicar as funções dos morfemas verbais, aprofundar a conjugação dos 

verbos, analisar textos suaíli, melhorar a conversa e audição do CD nº 2. Na gramática, haverá o conjuntivo presente, o condicional em «KI», o condicional presente, o estudo dos morfemas verbais.Desenvolverão outros  temas da conversa. Os textos suaíli serão analisados para a sua compreensão. Na audição do CD nº 2, as conversas suaíli serão traduzidas para português e repetidas.    
-A revisão incidiu sobre a conjugação dos verbos suaíli  no presente do indicativo, no tempo passado e no tempo futuro. Explicou-se também o uso do sufixo locativo -NI e do conectivo que traduz a preposição «de » do português.