Sumários

Funções dos morfemas verbais e Tradução de frases portuguesas

9 Outubro 2015, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-O verbo suaíli é constituido por vários morfemas verbais que se seguem numa ordem fixa. Esses morfemas são designados segundo a posição que ocupam dentro do verbo. Cada morfema verbal desempenha uma função bem definida. A ordem dos morfemas verbais dentro do verbo é a seguinte: Pré-inicial, inicial, pós-inicial, marca de tempo, infixo, radical, extensão, final, pós.final. Na posição pré-inicial, aparece o morfema de negação: HA- e na posição inicial, encontra-se o prefixo verbal. Os exemplos foram dados para ilustrar o uso destes morfemas verbais.

-Depois os alunos traduziram certas frases portuguesas para suaíli.  


Conversa sobre o tema:«Há problema ?» e Audição no CD nº 2 da conversa: «Matatu ».

7 Outubro 2015, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Na conversa suaíli sobre o tema:«Há problema ?», um indivíduo perguntou um outro o que se passava, se tinha problema, donde veio, quando tempo ia ficar aí. O interlocutor respondeu que não havia problema, estava de férias, veio de Inglaterra, ia ficar lá durante três semanas. Os alunos repetiram essa conversa para a dominar.

-A audição do CD nº 2 incidiu sobre o texto «Matatu »( Táxi colectivo ).Procedeu-se à tradução do texto suaíli para português. Depois os alunos ouviram a conversa no CD e repetiram as suas frases para dominar a sua pronúncia. Foi um diálogo entre um motorista e um viajante.  


Estudo do texto suaíli:«Chumba cha kulia » ( Sala de jantar )

2 Outubro 2015, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

O texto suaíli: «Chumba cha kulia »( Sala de jantar ) foi lido pelos alunos. Depois estes esforçaram-se a compreender sozinhos o seu conteúdo e deram a sua tradução portuguesa. Seguiu-se a explicação de algumas estruturas gramaticais. Segundo o conteúdo do texto, uma família estava na sala de jantar. Veio da África do leste e vive agaora em New York. Os pais trabalham em Manhattan. Têm dois filhos ( Asha e Juma ). Há muita comida e bebida na mesa e também muitos utensílios. Os país e os filhos comem e bebem. Os cidadãos suaílis gostam de comer à mão.   


Estudo do conjuntivo presente e Tradução de um texto português

30 Setembro 2015, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-No conjuntivo presente, os verbos suaíli tomam a vogal final -e quando o infinitivo acaba em vogal -a. Mas a forma negativa coloca o morfema de negação -SI- entre o prefixo verbal e o radical. Em relação aos seus usos, o conjuntivo usa-se na oração subordinada para exprimir a finalidade. Também utiliza-se depois das palavras que exprimem a necessidade, a obrigação, e depois dos verbos de recusa, de proibição. As frases suaíli ilustraram esses usos. 

-Em seguinte foi traduzido o texto português:« Recordações » para suaíli.


Revisão dos pronomes e dos temas da conversa

25 Setembro 2015, 08:00 Machozi Tshopo Mbangale

-Os pronomes pessoais são de dois tipos. Os possessivos comportam um prefixo pronominal e um tema possessivo.Os numerais são cardinais, absolutos, ordinais e multiplicativos. Os demonstrativos são de proximidade, de afastamento e de referência. Os indefinidos contêm um prefixo pronominal e um tema indefinido. Alguns interrogativos comportam um prefixo pronominal e um tema interrogativo, outros são invariáveis.

-A conversa incidiu sobre os temas, como: cumprimentos, nacionalidade, nomes, língua, país, contagem, horas, dias, meses, datas, cores, e preços.