Sumários

A dupla via do cinema: os Lumière e Méliès

24 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. o Cinema , arte do sécilo XX (Canudo) ou continuação do século XIX? Invenção ou "bricolage" ? 1.1. O "duplo paradigma" da Fotografia e do Espectáculo (A Gaudreault); 1.2. o contexto cultural e social da "Belle Époque": o cinema na Exposição Internacional de Paris de 1900: o "mito totaldo cinema" (A. Bazin); 1.3. o cinema e as artes do "fim do século":i) o Simbolismo: um novo tipo de "imagem" (Rimbaud); ii) o Impressionismo (na pintura).
2.  a dupla via do cinema: 2.1. o cinema do "registo" e da "reprodução do real" dos Lumière e 2.2. o cinema da "fábula" e da "trucagem" (artifício) de Méliès (Langlois, Sadoul, Godard)..
* projecção de filmes dos Lumière ("vues" de Lyon e Paris) e de "Voyage dans la Lune" de Méliès
Bibliografia: artºs de H. Langlois, A. Bazin e E, Morin na Antologia. Fotocópias deixadas na reprografia verde, pasta da cadeira, para aula de 4ªf


O Cinema no quadro das artes do século XIX

19 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. uma cultura cinematográfica antes do cinema; 2. a nova experiência urbana : 2.1. um olhar total e ferido: a estética do choque do Romantismo (Walter Benjamin); 2.2. a tripla tendência: i) do devir tecnológico das artes (a "literatura industrial" , Sainte-Beuve) e da "perda da aura" (Baudelaire, "Perte d'auréole"); ii) a cinematização das artes (da captação do movimento na Fotografia à "cronofotografia" e às "imagens de síntese" de Marey); iii) o pedido de mais real (o "ilusionismo verista") nas artes e nos espectáculos oi dispositivo de reprodução de imagem e som em Le Château des Carpathes de Jules Verne (1892)).

Bibliografia: texto de Ben Singer sobre o cinema na cultura moderna do século XIX (pasta da cadeira (5) , reprografia verde)


Apresentação. O carácter "nacional" do cinema francês

17 Setembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1.Apresentação do Programa. Materiais de apoio: Antologia (fotocopiadora azul), pasta da cadeira (fotocopiadora verde, nº 5). Avaliação : dois exercícios escritos,possibilidade de pequenos trabalhos combinados com o docente. Datas dos testes:: 5 de Novembro e 3 de Janeiro.
2 O carácter "nacional" do cinema francês. 2.1. O cinema no século dos nacionalismos.: Ernest Renan, "Qu'est-ce qu'une Nation?" (1882). 2.2.  Como se define o carácter "nacional" de um cinema? É o cinema uma "invenção francesa"? O cinema como continuação de programa das Luzes e da Revolução Francesa de 1789 (Frodon).Posições a favor e contra nos anos 1910/ 1920..
* Projcção do filme "Molière" de Léonce Perret (1910) com Abel Gance.
Bibliografia: textos de Susan Hayward e Jean-Michel Frodon na Antologia. Conjunto de páginas deixado na pasta da cadeira para a aula de 4ªf.