Sumários

O cinema francês da Ocupação ao pós-guerra

14 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1.  da "drôlee de guerre" à Ocupação: 1.1. a política de cinema do estado de Vichy: características, géneros; o "formalismo" e a "alegoria" ("Les Visiteurs du Soir", Carné); 1.2. a "Continental Films" de Alfred Greven ; 1.3. houve um "cinema de resistência"? "Le Ciel est à Vous" de  Jean Grémillon (vs) "Le Corbeau" de Henri-Georges Clouzot (1943);

2. o cinema do pós-guerra: da "qualidade francesa" à "Nouvelle Vague": 2.1.  hipótese de uma "Escola do Cinema Francês" (Sadoul, Bazin); 2.2. o "cinema de qualidade" (de "papa"):  de "script", literário, tematicamente ambíguo, pessimista (Truffaut); 2.3. a crise de "assuntos": a censura da vida nos tempos  da Ocpação e o mito da Resistência; os "grandes temas": filmes de "tribunal" (Cayatte, Clouzot), o motivo da "juventude" (Cayatte, Carné); o "polar": o "gangster" como herói em vez do "proletário" (Jacques Becker, J-P Melville, Jules Dassin).
3. entrega dos exercícios escritos
* projeccção do trailer de "Le Corbeau" de H-G Clouzot
Bibliografia: na pasta da cadeira textos de A. Bazin e R. Brasillach sobre o "cinema da Ocupação" e um excerto de"Une certaine tendance do cinéma français" de François Truffaut (1954)  


M. Carné, "Le Jour se lève" (29

12 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

(cont.)
2.4. plano da narração:: o uso do "flashback" - efeitos de subjectivização, onirização. baralhamento cronológico, indeterminação dos factos e imagens; 2.5. duplo efeito do "décor": abertura (simbolismo)/ fixação plástica; simbolismo dos objectos; mais conotação do que denotação; 2.6 discurso do desejo: impasse e desdobramento das figuras femininas (Françoise, Clara) e masculinas (François, Valentin); o motivo "floral" (Liláses/ mimosas) e a "jóia" como significante ( transicional) e figura do "enigma"  do desejo (feminino); 2.7 um filme de "espelhos": o ensombrecimento ("flou) final como figura do colapso do personagem e da sociedade.
* projecção (comentada) de um dvd do filme


O "realismo poético" francês. Marcel Carné.

7 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

1. O "realismo poético" francês:

1.1. "Realismo poético" ou "fantástico social" (Pierre Mac Orlan); 1.2.um realismo (do) "menor" (uma "física poética"), das texturas e "das coisas por detrás das coisas" (J. Grémillon); 1.3. "narração" como "duração": mais "sugestão" do que "mimese"/ descrição; 1.4.uma "poética da Luz" (um "Expressionismo atenuado", Jean Mitry): o "gris" ("grisaile") da imagem (Carné).
2. Marcel Carné, "Le Jour se lève" (1939)
2.1. o filme como "alegoria" da França pós-Frente Popular e anterior à IIª Grande Guerra ; 2.2. Jean Gabin:"homme tragique" (A. Bazin) /  "Oedipe en casquette" (G. Vincendeau): como "Homem francês" e "du peuple"; mito nacional; 2.3. uma "poética das sombras": a "grisaille  carnésienne" (Grémillon) (cont.) .
Bibliografia: textos de André  Bazin (sobre Carné) e Ginette Vincendeau (sobre Gabin) na pasta da cadeira


Exercício escrito

5 Novembro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

Exercício escrito


Jean Renoir, "Le Crime de Monsieur Lange" (1936)

31 Outubro 2018, 10:00 Fernando Guerreiro

2.4. o estado do "desejo": ponto de vista feminino(Valentine)  e Édipo masculino (Lange); 2.5. a sentença do tribunal de fronteira: a questão da "violência"; 2.6.  Heróis em fuga - utopia e nostalgia.

* projecção (comentada) de um dvd do filme

AVISO: o teste de 2ª f, dia 5 de Novembro, é na sala 2.13.