Sumários
Resolução de dúvidas
1 Junho 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Tempo de aula reservado à resolução de dúvidas
Teste de avaliação de conhecimentos
30 Maio 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Teste de avaliação de conhecimentos
A Elegia e o epigrama. A figura do humanista português Diogo Pires (Didacis Pirrus)
25 Maio 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Exposição a cargo do aluno André Rodrigues. Prespectiva bastante alargada do cultivo da poesia elegíaca: dos primórdios gregos até ao Renascimento, passando pelos tempos helenísticos e o primeiro século antes de Cristo em Roma (Propércio e Tibulo) e o primeiro século (Ovídio). O tema da saudade neste autor e a relação que se estabelece com a poesia de Diogo Pires (séc. XVI), judeu português exilado na Croácia.
Bibliografia: os trabalhos do Prof. Carlos Ascenço André sobre este humanista português.
A imitação de Catulo no Renascimento
23 Maio 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação feita pela aluna Helena Lelo. Referência à poesia elegíaca, também cultivada por Catulo. Caracterização do dístico elegíaco. Alguns cultores da poesia elegíaca no Renascimento. Destaque para a figura de Giovanni Pontano e para a sua obra Baiae, em endecassílabos falécios, metro também muito privilegiado por Catulo.
Bibliografia: Julia H. Gaisser, Catullus and his Renaissance readers.
O Terêncio cristão. A tragicomédia
18 Maio 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Terentius christianus: notícia sobre este importante movimento teatral surgido nos Países Baixos e muito em voga durante o século XVI. As suas raízes em Rosvita, cujo teatro foi descoberto e editado nos inícios do séc. XVI pelo humanista alemão Conrad Celtis.
Apresentação e leitura do prólogo e da cena I.3 do Acolastus de Guilherme Gnapheus, uma dramatização da parábola do Filho Pródigo.
Sobre o género tragicomédia e a sua relação com o Terêncio Cristão. Leitura duma cena da tragicomédia Iosephus, do jesuíta Luís da Cruz.
Apontamentos na plataforma MOODLE.