Sumários

Poesia satírica e goliárdica

6 Abril 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Apresentação do tema pelo aluno André Morais. A poesia goliárdica. A verdadeira identidade dos Goliardos. O relacionamento com o sistema escolástico. A incerta etimologia do nome (de Golias?). O tom satírico, mas não só, da poesia goliárdica. O Apocalipse de Golias (a moldura apocalíptica que estruturava a apresentação do conteúdo). O verso goliárdico na leveza do seu estilo servido pelo ritmo acentual e pela rima. Apresentação de exemplos. O pano de fundo social para esta poesia satírica: a luta das investiduras entre o império e o papado; a rivalidade entre ordens monásticas (Cluniacenses vs Cistercienses); a defesa do celibato dos padres com o ataque às mulheres (misoginia); a corrupção das altas esferas eclesiásticas, designadamente a cúria papal.Bibliografia: Garcia-Villoslada, Ricardo, La poesia rítmica de los goliardos medievales / Ricardo Garcia-Villoslada

Puig Rodríguez-Escalona, Mercè, Poesía misógina en la edad media latina : ss. XI-XIII 


Lírica latina medieval

4 Abril 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

O fenómeno da lírica latina medieval: acervo compósito, dificilmente classificável. Influências: a poesia clássica de amor; a Bíblia e a liturgia cristã; as canções de amor em vulgar; o lirismo moçárabe; a matéria da Bretanha. Contextos sociais e agentes. O público. Géneros: il salut d'amour (epístola de amor); b) a alba; c) a pastorela. Nomes mais célebres de poetas medievais. As principais colectâneas.
Bibliografia:
- Jan M. Ziolkowski, “La poesia d’amore” in Lo spazio letterario del medioevo. 1. Il medioevo latino, Vol. I, tomo II.
- Lirica latina medieval / introduccion, ediction, traduccion y notas por Manuel A. Marcos Casquero y Jose Oroz Reta. -  Edicion bilingue.


A comédia elegíaca

30 Março 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Que entender por comédias elegíaca. A sua génese. As suas ligações à comédia clássica, designadamente, designadamente a Terêncio e, sobretudo, Plauto, através de modelos da antiguidade tardia (secs. V e VI). Alguns exemplos mais notáveis como o Geta e a Aululária de Vital de Blois. O cultivo do género em vários países, designadamente França, na Alemanha e na Itália. Pontos de contacto com a futura comédia humanística. Resumo e leitura de excertos da De uxore cerdonis (A esposa do alfaiate).


O fenómeno literário chamado Hroswitha

28 Março 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Apresentação pelo aluno Hugo Romão da figura de Wroswitha. A sua vida e obra. A sua prosa artística. As suas peças dramáticas (Resumo pelo docente de cada uma delas). Leitura, em tradução, do prefácio que compôs sobre o seu teatro. A fortuna literária de Wroswitha: do Renascimentp até ao século XX.


A épica medieva. Épica de animais.

23 Março 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Breve panorâmica interpretativa do cultivo do género na Idade Média. Panorâmica de realizações: a) no domínio bíblico; b) nas histórias nacionais; b) no domínio da história do mundo. Apresentação do Waltharius. Leitura de excertos.
Épica de animais: apresentação pela aluna Rosângela da épica de animais Ecbasis cuiusdam captivi per tropologiam.