Sumários
16 Maio 2017, 14:00
•
Manuel José de Sousa Barbosa
Leitura expressiva da comédia humanística Paulus, de Pier Paolo Vergerio, em tradução portuguesa, resultante de um trabalho de projecto coordenado pelo Docente.
11 Maio 2017, 14:00
•
Manuel José de Sousa Barbosa
O renascimento da comédia humanística: factos relevantes que acompanharam esse renascimento. A comédia humanística em Itália. Panorâmica de realizações.
Leitura do prefácio de Poliziano composto para a representação dos Menecmos de Plauto.
9 Maio 2017, 14:00
•
Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação pela aluna Adelina Morais da Tragédia Ioannes Prínceps de Diogo de Teive. Resumo da vida e obra deste humanista português. O tema e a estrutura desta sua tragédia. Leitura de excertos.
Alusão à tragédia Jephthes de Georges Buchanan, humanista escocês, colega de Diogo de Teive. Resumo da tragédia. Será colocado no Google um excerto para leitura (cena que reúne o pai, a mãe e a filha).
4 Maio 2017, 14:00
•
Manuel José de Sousa Barbosa
Panorâmica de factos sobre o renascimento da tragédia:
- Lovato dei Lovati e Albertino Mussato: a presença exclusiva do modelo Séneca no início (sec. XIV-XV);
- O acesso ao texto da poética de Aristóteles, com a sua edição em grego, a tradução latina e os comentadores.
- a tradução de tragédias gregas (Erasmo e Buchanan, entre outros.
- as novas temáticas do género tragédia, entre as quais, a temática bíblica.
A poética da tragédia: as tragédias pré-humanistas e as tragédias regulares (que seguem, ou se aproximam de, as regras aristotélicas).
A Ecerinis, de Albertino Mussato: exemplo de tragédia pré-humanista. A Jephthes, de Jorge Buchanan: exemplo de tragédia mais próxima da poética aristotélica.
(Para leitura: excertos de Ecerinis e uma cena da Jephthes).
2 Maio 2017, 14:00
•
Manuel José de Sousa Barbosa
Épica neolatina: Panorâmica de realizações do género épico na literatura neolatina: da África de Petrarca até ao Saniucta de Ippolito Galante (1957). Tipologia de poemas épicos: poemas épicos originais com heróis antigos, medievais e modernos; poemas épicos de tema cristão e bíblico; épicas mitológicas, épicas de animais, épicas burlescas. As traduções e as continuações. Chamada de atenção para épicas de assunto nacional, com destaque para o poema Arcitinge, de Cataldo Sículo, existente em tradução portuguesa e marcado como devendo ser objecto de leitura pelos alunos.
Leitura de trechos de poemas épicos: O início do De partu virginis, de Sannazaro e do Paciecidos (este último uma épica de mártires, a saber, jesuítas portugueses martirizados no Japão no séc. XVII.