Sumários

Leitura expressiva da comédia Paulus

16 Maio 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Leitura expressiva da comédia humanística Paulus, de Pier Paolo Vergerio, em tradução portuguesa, resultante de um trabalho de projecto coordenado pelo Docente.


A comédia humanistica

11 Maio 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

O renascimento da comédia humanística: factos relevantes que acompanharam esse renascimento. A comédia humanística em Itália. Panorâmica de realizações.
Leitura do prefácio de Poliziano composto para a representação dos Menecmos de Plauto.


A tragédia humanista. O caso da Ioannes Princeps de Diogo de Teive. A tragédia Jephthes de George Buchanan.

9 Maio 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Apresentação pela aluna Adelina Morais da Tragédia Ioannes Prínceps de Diogo de Teive. Resumo da vida e obra deste humanista português. O tema e a estrutura desta sua tragédia. Leitura de excertos.
Alusão à tragédia Jephthes de Georges Buchanan, humanista escocês, colega de Diogo de Teive. Resumo da tragédia. Será colocado no Google um excerto para leitura (cena que reúne o pai, a mãe e a filha).


A épica neolatina

4 Maio 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Panorâmica de factos sobre o renascimento da tragédia:
- Lovato dei Lovati e Albertino Mussato: a presença exclusiva do modelo Séneca no início (sec. XIV-XV);
- O acesso ao texto da poética de Aristóteles, com a sua edição em grego, a tradução latina e os comentadores.
- a tradução de tragédias gregas (Erasmo e Buchanan, entre outros.
- as novas temáticas do género tragédia, entre as quais, a temática bíblica.
A poética da tragédia: as tragédias pré-humanistas e as tragédias regulares (que seguem, ou se aproximam de, as regras aristotélicas).
A Ecerinis, de Albertino Mussato: exemplo de tragédia pré-humanista. A Jephthes, de Jorge Buchanan: exemplo de tragédia mais próxima da poética aristotélica.
(Para leitura: excertos de Ecerinis e uma cena da Jephthes).


A épica neolatina

2 Maio 2017, 14:00 Manuel José de Sousa Barbosa

Épica neolatina: Panorâmica de realizações do género épico na literatura neolatina: da África de Petrarca até ao Saniucta de Ippolito Galante (1957). Tipologia de poemas épicos: poemas épicos originais com heróis antigos, medievais e modernos; poemas épicos de tema cristão e bíblico; épicas mitológicas, épicas de animais, épicas burlescas. As traduções e as continuações. Chamada de atenção para épicas de assunto nacional, com destaque para o poema Arcitinge, de Cataldo Sículo, existente em tradução portuguesa e marcado como devendo ser objecto de leitura pelos alunos.
Leitura de trechos de poemas épicos: O início do De partu virginis, de Sannazaro e do Paciecidos (este último uma épica de mártires, a saber, jesuítas portugueses martirizados no Japão no séc. XVII.