Sumários
Exemplos de produção literária na renascença carolíngia
21 Março 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
- O género do conflictus: a propósito dum poema de Alcuíno ("Conflito entre a primavera e o inverno").
- Hinos: hino a S. João Baptista, de Paulo Diácono (a sua relevância na história da música); o "Veni creator spiritus" de Rabano Mauro.
- A poesia rítmica e isossilábica de Godescalcus
- A epopeia latina e as canções de gesta francesas: "A batalha de Fontenoy-en- Puisaye", de Angilbert.
- A biografia: a Vida de Carlos Magno, de Eginardo (influência de Suetónio). Leitura de excertos.
A Gália Merovíngia. A Renascença Carolíngia.
16 Março 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação de alguns vultos literários da Gália Merovíngia: Avito de Viena, Cesário de Arles, Gregório de Tours e Venâncio Fortunato. Referência às obras mais emblemáticas de cada um deles.
A Renascença Carolíngia. Em que consistiu. O seu real alcance. A sua verdadeira motivação (a reforma do clero, essencialmente), expressa nos capitulares (com realce para o De literis colendis). A 1ª e a 2ª renascenças carolíngias. O papel de Carlos Magno. A escola do palácio e os seus vários agentes.
Sobre a contribuição dos Irlandeses para a literatura medieval. Os Hisperica Famina. A literatura dos enigmas.
14 Março 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação pela aluna Iryna Volkova centrada nos Hisperica Famina. A génese do texto. As suas características. O hibridismo (fusão da cultura céltica com a cultura clássica greco-latina e o cristianismo.
A literatura dos enigmas. Breve apresentação. Alguns exemplos.
A literatura pastoral e as figuras de Gregório Magno e Martinho de Braga.
9 Março 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação da aluna Joana sobre a figura de Martinho de Braga enquanto pastor de almas e literato. Contextualização da sua existência. Apresentação da sua obra. O De correctione rusticorum: resumo desenvolvido de toda a obra.
A figura e a obra de Gregório Magno, na apresentação de Teresa Rebelo. Os seus Diálogos: características principais e objectivos pastorais desta obra.
Leitura de dois breves excertos.
As figuras de Isidoro e Cassiodoro, fundadores da Idade Média.
7 Março 2017, 14:00 • Manuel José de Sousa Barbosa
Apresentação do aluno Mário sobre a figura de Isidoro de Sevilha, focando aspectos como: a) o contexto sociopolítico da Hispania onde Isidoro nasceu. b) a sua figura de homem da Igreja; c) a sua produção literária; d) a sua obra principal, as Etimologias, no que têm de específico. Leitura e comentário de excertos ilustrativos da natureza das suas Etimologias e do método aí utilizado.
A figura de Cassiodoro. Breve alusão, destacando o seu papel específico de "salvador" da cultura clássica que levou a cabo no mosteiro de Vivarium, na Calábria. Alusão à sua obra programática, as Institutiones.